Guia: tabela de torque e sequência de aperto motor 1.0 turbo Hyundai HB20 (1ª versão)

Motorização de até 105 cv equipa o HB20 e HB20S lançados em 2016 e foi até 2019

O Hyundai HB20 estreou em abril de 2016 o motor 1.0 litro turbo Kappa de 105 cv com 15 kgfm de torque, chegando na primeira geração do hatchback e, também, na carroceria sedã HB20S. Por ser um modelo com alto volume de vendas já presente nas oficinas brasileiras, trazemos a tabela de torque e sequência de aperto motor 1.0 turbo Hyundai Kappa. Vale lembrar que já divulgamos esse material para o Volkswagen T-Cross e Chevrolet Onix. Esse motor, vale lembrar, foi usado entre 2016 até 2019 quando o HB20 foi novamente reestilizado e segue até hoje na configuração TGDI mas com 120cv. Veja tabela de aperto do motor 1.0 turbo Kappa

O torque de aperto dos parafusos do cabeçote do motor na primeira etapa é de 12,7 – 16,7 Nm, na segunda etapa é de 90° – 95° e na terceira etapa é de 120° – 125°. Veja a sequência de aperto dos parafusos abaixo.

Já o torque da engrenagem do comando é de 63,7 – 73,5 Nm, o torque da Polia do Virabrequim é de 55,9 – 61,8 Nm na primeira etapa e  38° – 42° na segunda etapa. O volante é de 68,6 – 78,5 Nm. A capa da biela tem o torque de 10,8 – 14,7 Nm na primeira etapa e 88° – 92° na segunda etapa. Veja a sequência de aperto dos parafusos abaixo.

Em relação ao torque da capa do mancal principal, a primeira etapa é de 17,7 – 21,6 Nm e na segunda etapa 88° – 92°. Por sua vez, a capa do comando de válvula na primeira etapa é de 9,8 Nm (A) 5,9 Nm (B), sendo que a segunda etapa é 18,6 – 22,6 Nm (A), 11,8 – 13,7 Nm (B) e 11,8 – 13,7 Nm (C). Veja a sequência de aperto dos parafusos abaixo.

A tampa de válvulas tem o torque de 3,9 – 5,9 Nm na primeira etapa e 7,8 – 9,8 Nm na segunda etapa. o cárter do óleo é de 9,8 – 11,8 Nm. O Bujão de drenagem do cárter é de 34,3 – 44,1 Nm, já o da bomba d’água é de 19,6 – 26,5 Nm, tendo o torque da tampa da bomba de óleo 5,9 – 8,8 Nm. O torque do filtro de óleo é de 11,8 – 15,7 Nm. Por fim, o coletor de admissão é de 18,6 – 23,5 Nm e o coletor de escape é de 29,4 – 34,3 Nm.

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