Motor de três cilindros entrega até 82 cv e 10,5 kgfm de torque
O Renault Sandero equipado com motor 1.0 SCe foi lançado no Brasil em 2016, o que o torna um modelo bem consolidado no mercado nacional. Na época, o carro já tinha a nova carroceria e recebeu um motor menor e mais eficiente usado também no Logan e fez sucesso durante longo tempo. Por isso, a Revista O Mecânico traz a tabela de torque e a sequência de aperto desse conjunto motriz em operações corriqueira de manutenção.
O torque dos parafusos do cabeçote são de 20 Nm na primeira etapa, 20 Nm na segunda etapa e 220º graus na segunda etapa. Já o da capa de biela é de 15 Nm na primeira etapa e 150º graus na segunda etapa. Os mancais do virabrequim têm o torque de 20 Nm na primeira etapa e 200º graus na segunda etapa. Por sua vez os mancais dos comandos de válvulas têm torque de 10 Nm.
O volante do motor tem torque de 10 Nm na primeira etapa e 50 Nm na segunda etapa. A tampa de válvulas tem que ser apertada com torque de 5 Nm na primeira etapa e 10 Nm na segunda etapa. Em relação ao torque da polia do virabrequim, tem que ser de 50 Nm na primeira etapa e de 180º graus na segunda etapa. Já a engrenagem do comando de válvulas é de 70 Nm. Os parafusos do cárter têm torque de 8 Nm na primeira etapa e de 10 Nm na segunda etapa. A tampa frontal do motor tem torque de 10 Nm. Já no platô da embreagem o torque é de 203 Nm. A bomba d’água tem torque de 10 Nm e, por fim, o bujão de drenagem do cárter tem torque de 25 Nm.