Componente é responsável por transmitir os movimentos do volante para as rodas
A caixa de direção é responsável por transmitir os movimentos do volante para as rodas, permitindo o controle do veículo. É essencial manter este componente em boas condições para garantir segurança e dirigibilidade. Por isso, é preciso saber fazer o diagnóstico, bem como falar para o cliente a importância da manutenção preventiva.
De acordo com Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata: “A caixa de direção é uma peça central do sistema de direção, que inclui componentes como coluna, terminais e barras de direção em alguns modelos. O funcionamento adequado desses itens é indispensável, pois qualquer desgaste compromete a estabilidade e o controle do veículo”.
Sinais de desgaste e diagnóstico
Motoristas devem estar atentos a indícios de problemas na caixa de direção. Realizar inspeções periódicas ajuda a identificar folgas nos terminais de direção e axiais, danos nas coifas e sinais de desgaste na própria caixa. Em sistemas hidráulicos, verificar vazamentos de fluido também é essencial.
Ruídos ao manobrar podem indicar desgaste na cruzeta da coluna de direção. Portanto, o diagnóstico nestes sistemas hidráulicos é saber que esses sons podem ser causados por vazamentos nas mangueiras ou nível de óleo baixo. Trepidações no volante em baixa velocidade são outro indicativo de falhas no sistema.
Manutenção Preventiva
Durante a manutenção do sistema de direção, é necessário inspecionar terminais de direção, axiais e, em modelos com direção hidráulica, verificar o nível e a qualidade do fluido. A recomendação é realizar avaliações regulares com um mecânico de confiança para identificar possíveis falhas ou desgastes.