Guia de aperto dos principais componentes do motor – Mini Cooper S 1.6 N18

Aplicar valores recomendados auxilia no aumento da vida útil dos componentes

 

 

Utilizar o torque adequado durante as intervenções mecânicas no motor é fundamental para que as peças trabalhem na especificação definida pela montadora, o que aumenta a durabilidade do conjunto. Pensando nisso, a revista O Mecânico exibe os principais valores de torque para o motor N18 do Mini Cooper S.

Os valores apresentados são válidos para os veículos fabricados entre 2010 e 2014, equipados com o motor 1.6 da família N18. Esse propulsor tem quatro cilindros, turbocompressor, injeção direta e desenvolve 175 cv e 26,5 kgfm de torque, com código N18B16.

 

Parte superior do motor

 

 

Parafusos M10 (de 1 a 10): Aperto feito em três etapas, com 30 Nm + 90° + 90°.

Parafusos M8x95 (de 11 a 12): Aperto feito em três etapas, com 15 Nm + 90° + 90°.

Parafuso M8x35 (13): Aperto de 30 Nm.

Parafuso M8: Aperto de 19 Nm.

 

Parte inferior do motor

 

 

Parafusos M9x115 (de 1 a 10): Aperto feito em duas etapas, com 30 Nm + 150°.

Parafusos M6x35/55 (de 11 a 28): Aperto de 9 Nm.

Capas de biela: Aperto feito em duas etapas, com 15 Nm + 130°.

Defletor de óleo: Aperto de 10 Nm.

 

Por fim, é importante que seja feita a substituição dos parafusos do cabeçote após sua remoção, pois eles sofrem deformação plástica conforme o torque é aplicado.

Mecânico Pro

 

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