Guia de aperto do cabeçote do VW Jetta 2.5

Buscando facilitar a vida do mecânico na oficina, a Revista O Mecânico traz o guia de aperto do cabeçote do motor 2.5 da família EA827 que equipa o Jetta MK5, procedimento necessário quando é feita a substituição de sua junta de vedação, por exemplo.

Lançado em 2006 já como modelo 2007, o VW Jetta 2.5 é equipado com um propulsor de cinco cilindros em linha que desenvolve 150 cv até o final de 2007 e 170 cv até o final de sua produção. Esse motor é conhecido por sua robustez, mas devido ao tempo que o modelo está no mercado pode ser necessária alguma intervenção mais aprofundada em sua mecânica.

Para o procedimento de aperto, a sequência é seguindo os parafusos nas posições de 1 a 12, em quatro etapas, de 10 Nm, depois 40 Nm, seguido de 90° e mais 90°. Para os parafusos na posição 13, a sequência é de 8 Nm mais 90°. Para soltar, a sequência é realizada dos parafusos 12 ao 1, para minimizar a possibilidade de empenamento.

É importante lembrar que é preciso substituir todos os parafusos após remover o cabeçote, visto que eles sofrem deformação plástica depois de ter o torque aplicado, de forma que não podem ser reutilizados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php