Guia completo para troca da embreagem no Chevrolet Onix 1.0 (até 2018): Passo a Passo detalhado

Hatch foi fabricado na primeira geração até 2021 e teve alterações na linha de embreagem passando de um sistema de 190 mm para outro de 200 mm

A troca da embreagem no Chevrolet Onix 2018 da primeira geração é um procedimento comum em oficinas. Por isso, a Revista O Mecânico apresenta o passo a passo completo da troca desse componente. Vale lembrar que este veículo, fabricado até 2021 em sua primeira geração, teve algumas alterações em sua linha de embreagem ao longo dos anos, sendo que a primeira geração foi projetada originalmente com embreagem de 190 mm. No entanto, o mercado de reposição agora disponibiliza apenas embreagens de 200 mm. Para realizar a substituição da embreagem é necessário seguir alguns passos que incluem testes prévios e alguns segredos transmitidos por especialistas.  Para ajudar nessa desmontagem, recorremos a marca LUK, da Schaeffler.

Passo iniciais

  1. Retificar o volante: Certifique-se de que o volante esteja na altura correta para a instalação da embreagem maior.
  2. Compatibilidade da peça: A embreagem de 200 mm é compatível com os motores 1.0 e 1.4 da linha, porém, os modelos da segunda geração (com motor 3 cilindros) utilizam uma peça diferente. O mecânico deve estar atento às especificações.

Cuidados com a Embalagem

Ao abrir a embalagem da embreagem, observe as instruções específicas, como no caso do “platô caído.” Essa característica é comum e precisa ser analisada para garantir o funcionamento correto do sistema. O platô e a mola membrana desempenham papéis fundamentais no funcionamento da embreagem. O recuo da placa de pressão, realizado pela mola, deve ocorrer de maneira uniforme. Caso uma das molas apresente frouxidão, isso pode causar problemas no acionamento do pedal da embreagem.

Diagnóstico e Verificação o Platô

Antes de iniciar a substituição, é fundamental verificar a integridade do platô da embreagem, seguindo estas etapas:

  1. Inspeção Visual da Embalagem: Certifique-se de que a embalagem do platô não apresenta amassados, o que pode indicar uma queda durante o transporte.
  2. Teste Manual: Puxe as três molas do platô manualmente. Todas devem oferecer resistência semelhante. Caso uma das molas esteja mais flexível, a peça pode estar comprometida, resultando em dificuldade no engate das marchas após a montagem.
  3. Teste em Prensa: Fixe o platô no volante do motor antes de realizar o teste em uma prensa. Isso garante que a peça seja corretamente apoiada e avaliada.

Dica: A Schaeffler, dona da marca LUK, inclui instruções detalhadas em suas embalagens para ajudar os mecânicos a identificarem possíveis danos no platô antes da instalação.

Preparação para a Troca

Antes de começar o processo de desmontagem, desligue a bateria do veículo e aguarde cerca de 20 a 30 minutos. Esse tempo é necessário para descarregar o sistema elétrico e evitar problemas relacionados à rede do veículo durante o procedimento.

Procedimento de Desmontagem

Após aguardar o tempo necessário para descarregar a rede elétrica, siga o procedimento abaixo para desmontar a parte superior:

  1. Remoção da Bateria e Suporte:

6a)    Desconecte o cabo negativo primeiro, seguido do positivo (6b).

6c)    Remova os parafusos do suporte da bateria com uma chave soquete 13 mm. Dica: Separe os parafusos retirados em recipientes distintos (parte superior e inferior), para facilitar a remontagem.

  1. Desconexão do Módulo:

7a)    Levante a trava vermelha no conector, pressione no centro e puxe a alavanca para desconectar.

7b)    Retire o módulo e organize os conectores observando a posição correta (azul com azul, preto com preto) (7c).

7d)    Retire os três parafusos do suporte da bateria utilizando uma chave de 13 mm.

  1. Soltar os Cabos de Engate do Câmbio:

8a)    Utilize uma chave fixa 17 mm para desencaixar os cabos da esfera.

8b)    Remova os dois parafusos do suporte dos cabos e deixe-os pendurados para evitar interferências.

  1. Remoção dos Parafusos do Câmbio:

9a)    Solte os três parafusos superiores que fixam o câmbio ao motor com um soquete de 19 mm. Deixe um parafuso inferior para ser retirado posteriormente, ao levantar o carro.

  1. Desmontagem do Coxim do Motor:

10a)  Antes de soltar o coxim, posicione um suporte para escorar o motor.

10b)  Certifique-se de que o suporte está apoiado em uma parte metálica do veículo.

10c)  Fixe uma corda adicional para garantir estabilidade e evitar torções.

10d)  Solte os parafusos do coxim superior com um soquete de 15 mm.

10e)  Solte os parafusos do coxim do motor conectados à longarina também com o soquete de 15 mm.

10f)  Retire o coxim e o suporte, deixando o motor devidamente escorado. Para retirar o suporte utilize o mesmo soquete de 15 mm.

  1. Desmontagem do Semieixo:

11a)  Retire as porcas do semieixo com uma chave 36 mm.

11b)  Solte o pivô e o terminal de direção utilizando chave estrela 15 mm e com um soquete 15 mm na catraca para soltar o parafuso.

11d)  Solte o terminal de direção com uma chave de 19 mm para soltar os parafusos do terminal. Após, utilize um sacador para retirar o terminal da manga de eixo com uma chave 26 mm para apertar o sacador para soltar o terminal, sem a necessidade de bater com martelo (11d).

11e)  Utilize uma alavanca para liberar o pivô da manga de eixo e, em seguida, remova o semieixo da manga. Repita o processo do outro lado para soltar o semieixo oposto.

11f)  Remova a tulipa com uma espátula para liberar o semieixo completamente.

11g)  Solte o interruptor da marcha ré.

  1. Preparação para Remoção do Câmbio:

12a)  Solte os parafusos do coxim inferior do câmbio e do suporte com um soquete 18 mm com a catraca. Retire o último parafuso com soquete 19 mm com catraca.

12b)  Retire os três parafusos da chapa protetora da caixa seca usando uma chave estrela 11 mm.

12c)  Solte os últimos parafusos que prendem o câmbio ao motor com um soquete de 19 mm, deixando um apenas afrouxado para facilitar a remoção com o suporte
de câmbio.

  1. Desconexão do Cilindro Escravo:

13a)  Retire a trava e desencaixe o flexível do cilindro escravo. Utilize a borracha do sangrador para evitar vazamentos.

  1. Retirada do Câmbio:

14a)  Com o suporte de câmbio instalado, remova o último parafuso e puxe a transmissão para trás (14b).

14c)  Baixe o câmbio cuidadosamente com a ajuda de outro técnico.

Embreagem

  1. Retire a embreagem velha:

15a)  Retire os parafusos da embreagem de forma gradativa utilizando uma chave 11 mm.

 

Simulação do Platô Caído e Testes de Garantia

O Que é um Platô Caído?

O platô caído ocorre quando o componente sofre impacto, como cair no chão, danificando o mecanismo interno responsável por recuar a placa de pressão. Esse dano afeta o funcionamento da embreagem, criando dificuldade de engate devido à pressão inadequada sobre o disco.

  1. Teste Prático na Prensa:

16a)  Simule o funcionamento normal da embreagem com o platô e disco montados em um volante e utilize a prensa para aplicar pressão. Dica: Verifique a liberação do disco, observando que ele deve estar completamente solto entre 8 e 10 mm de deslocamento para veículos leves.

16b)  Após o teste, jogue o platô no chão para simular o impacto de uma queda e repita o teste na prensa, que também mostrará o defeito.

16c)  Um platô danificado apresentará dificuldades para liberar o disco, mesmo com o deslocamento correto.

Garantia e Instruções de Montagem:

Se identificado como platô caído, o componente está condenado e não deve ser instalado. Dica: A garantia cobre o componente defeituoso, mas não a mão de obra, caso não sejam seguidas as instruções de montagem disponíveis na embalagem.

Montagem do Novo Conjunto de Embreagem

  1. Substituição do Atuador:

17a)  Retire o atuador antigo, tomando cuidado com o flexível e o sangrador. Verifique se o anel de vedação não ficou preso na parte interna do componente. Dica: Caso o anel esteja fora de posição, ele pode causar bloqueio no retorno do fluido, comprometendo o funcionamento do atuador.

Preparação para Montagem:

Dica: Leia o manual de instruções da LuK disponível na embalagem para garantir a instalação correta. Certifique-se de que todos os componentes, como o platô, disco e atuador, estejam devidamente alinhados e testados antes da montagem final.

  1. Retirada e Verificação do Atuador Antigo:

18a)  Certifique-se de que o anel de vedação do atuador anterior esteja no flexível e não no sangrador.
Dica: A borracha no local errado pode causar obstrução no retorno do fluido, levando ao travamento ou rompimento do novo atuador devido ao excesso de pressão.

  1. Instalação do Atuador Novo:

19a)  Limpe o canal de vedação antes de instalar o atuador e insira o anel de vedação sem aplicar lubrificantes ou silicone, para evitar desalinhamentos. Dica: Teste os parafusos sem o atuador para verificar a integridade da rosca e, em seguida, fixe o atuador com o torque recomendado pelo fabricante. Instale o atuador com uma chave T30 Torx, que foi a mesma chave utilizada para retirá-lo do sistema. Depois aplique o torque de 5 Nm (19b) e finalize a montagem do atuador e do sangrador (19c).

Troca do Fluido do Sistema de Embreagem e Freio:

Dica: Como o reservatório de freio é compartilhado, remova-o, lave com álcool isopropílico e substitua o fluido do freio por um compatível com as especificações do veículo. Sangre o sistema de freios e embreagem para garantir que o fluido esteja limpo e sem contaminações, que pode prejudicar a vedação do atuador e do cilindro mestre.

Substituição do Retentor e Montagem da Embreagem

Verificação do Retentor do Virabrequim:

Dica: Inspecione o retentor traseiro do virabrequim para possíveis vazamentos de óleo e substitua-o, se necessário, para evitar contaminações na caixa seca.

  1. Centralização do Disco e Instalação do Platô:

20a)  Use a ferramenta específica de centralização para alinhar o disco e o platô antes de fixá-los ao volante do motor.

20b)  Aperte os parafusos de forma cruzada, garantindo o torque especificado, para evitar empenamentos. Aplique o torque de 27,5 Nm

  1. Montagem Final:

21a)  Reinstale a transmissão, fixando-a com parafusos guia e apertando-os com o torque recomendado de 39 Nm. Após esse passo, siga o processo inverso da desmontagem, montando o coxim inferior e os componentes periféricos, como semieixos e suportes, seguindo o processo inverso à desmontagem.

Montagem do Coxim e Fixação dos Componentes

  1. Coxim Inferior do Câmbio:

22a)  Instale o suporte na carcaça do câmbio, utilizando os guias para garantir o alinhamento correto, evitando erros.

22b)  Encoste os parafusos e aplique o torque recomendado pela fabricante, evitando danos na carcaça de alumínio.

  1. Posicionamento e Fixação do Coxim na Longarina:

23a)  Use uma alavanca para alinhar os furos, rosqueie os parafusos manualmente e torqueie conforme especificado pelo fabricante.

  1. Fixar o suporte dos cabos de engates

24a)  Após fixar o suporte, encaixe as pontas dos cabos nas esferas.

24b)  Depois fixe o coxim com torque de acordo com o recomendado pela fabricante.

24c)  Coloque o coxim na longarina e aplique o torque de acordo com o recomendado pela fabricante.

24d)  Para colocar os parafusos do coxim no suporte utilize uma espátula de metal, que fará o papel de uma alavanca. Após, coloque os parafusos e aplique o torque de acordo com o recomendado pela fabricante.

  1. Montagem do Semieixo e Homocinética:

25a)  Lubrifique as estrias do semieixo antes de encaixá-lo. Posicione a homocinética no cubo da roda e o pivô na manga de eixo.

25b)  Encaixe a homocinética no cubo, travando as abas da porca na fenda do eixo para maior segurança aplicando o torque de acordo com o recomendado pela fabricante.

25c)  Encaixe o terminal de direção.

25d)  Aplique o torque de acordo com o recomendado pela fabricante na porca da homocinética.

  1. Fixação do Flexível do Atuador da Embreagem:

26a)  Conecte o flexível ao atuador e finalize os ajustes na parte superior do motor, incluindo bateria e suporte.

Dicas Adicionais para reparo

Certifique-se de utilizar fluido recomendado pelo fabricante (DOT 3, 4 ou 5.1) para manter a integridade do sistema. Além disso, durante o processo de montagem, sempre aperte os parafusos gradualmente e em sequência cruzada para evitar danos estruturais. Por fim, consulte tabelas de torque de parafusos caso o manual do fabricante não forneça especificações claras.

Teste de Funcionamento da Embreagem:

Ligue o veículo, teste o engate de todas as marchas (incluindo a ré) e avalie a altura do pedal. Vale lembrar que os componentes contam com garantia de 6 meses ou 10.000 km, válida apenas para defeitos de fabricação. É essencial preencher o certificado de garantia e anexá-lo à nota fiscal para assegurar suporte futuro.

Embreagem LUK         

Confira o código correto da embreagem para o modelo do veículo. Para o Chevrolet Onix, as embreagens da linha LUK incluem versões de 200 mm, 210 mm e 230 mm.

 

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