Parametrização da tecnologia não é complexa, mas exige prática para operar as ferramentas de calibração
por Felipe Salomão fotos Marcos Camargo Jr.
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor – também chamado de pacote ADAS – podem soar como novidade, mas já existem há mais de 30 anos. Com o passar dos anos, a tecnologia se popularizou chegando aos modelos de marcas generalistas. No Brasil, veículos das linhas Toyota, Honda, Jeep, Ford, Chevrolet e Hyundai já oferecem em boa parte dos seus veículos. Até modelos como Fiat Pulse, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo já oferecem algum nível de assistência à condução. Assim como os componentes mecânicos, esses recursos tecnológicos precisam ser calibrados, ou melhor, na linguagem técnica, “parametrizados”. Para isso, contamos com a ajuda da Bosch para calibrar a tecnologia de um Toyota Corolla ano 2022, que é vendido com esses equipamentos desde 2019. Inclusive, foi o primeiro modelo com ADAS produzido no Brasil. Em breve carros com esse sistema já devem sair da garantia e as oficinas têm uma grande oportunidade de oferecer a calibração do sistema ADAS, uma vez que a tecnologia está cada vez mais comum como as multimídias.
Todavia, antes do passo a passo da calibração dessa tecnologia, que pode parecer um bicho de sete cabeças, mas que na prática se mostra um pouco menos complicado, é preciso entender quando tudo isso começou, como a tecnologia está atualmente e como será o futuro do ADAS. Ademais, é importante apresentar os níveis desses sistemas para quem ainda não está familiarizado.
O Começo, o Hoje e o Amanhã
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) são tecnologias desenvolvidas para melhorar a segurança e a eficiência dos veículos. No entanto, o que muita gente não sabe é que, em 1989, o Toyota Celsior já era equipado com tecnologias de alerta de ponto cego e de saída de faixa. O sistema foi evoluindo e, em 1992, a Mitsubishi lançava o Debonair com controle de cruzeiro adaptativo, que evoluiu e, em 1995, o modelo Diamante recebeu um radar a laser, o famoso Lidar como é conhecido atualmente. Também foi nos anos 90 que surgiram os sensores de estacionamento hoje tão difundidos, mas que já foram itens presentes só em carros de luxo.
Nos anos 2000 e 2010, a evolução dos ADAS acelerou com o advento de tecnologias mais sofisticadas. Surgiram sistemas como a assistência de manutenção de faixa e o aviso de colisão frontal, que proporcionam um nível maior de suporte ao condutor. Esses avanços foram possíveis graças ao desenvolvimento de sensores mais precisos, câmeras de alta resolução e algoritmos de processamento mais avançados. A integração de sistemas eletrônicos e a comunicação entre diferentes módulos do veículo também desempenharam um papel crucial nessa evolução.
Atualmente, os sistemas ADAS estão bastante avançados e oferecem uma gama diversificada de funções. Muitos veículos vendidos no mercado brasileiro já incluem assistências como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e partida, e até mesmo estacionamento automático. Portanto, os sistemas estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados, com a tecnologia de sensores e a inteligência artificial permitindo uma integração mais profunda e uma assistência mais completa ao condutor, chegando já nos modelos compactos em suas versões mais equipadas. Obviamente, toda essa tecnologia um dia irá aparecer nas oficinas, à medida que esses veículos saírem da garantia. Só a Toyota, Jeep e Volkswagen oferecem o sistema há cinco anos para citar alguns exemplos.
Em relação ao futuro dos ADAS, espera-se uma evolução significativa com a chegada dos veículos autônomos, como já acontece nos carros da Tesla equipados com o Autopilot, embora ainda precisem da intervenção humana. Nos próximos anos, espera-se que os sistemas se tornem cada vez mais autônomos e independentes, com a capacidade de tomar decisões complexas sem a intervenção do motorista.
A combinação de redes neurais avançadas, sensores de última geração e sistemas de comunicação V2X possibilitará que os veículos interajam com o ambiente e com outros veículos de forma muito mais eficiente, além da integração com a rede 5G de internet, permitindo interações entre o smartphone e o veículo, como pedir um táxi sem motorista pelo celular, como já acontece em alguns projetos na China. Deste modo, espera-se que isso possa reduzir drasticamente os acidentes e melhorar significativamente a fluidez do tráfego, bem como possibilitar que mais pessoas possam trafegar sem precisar dirigir um automóvel.
Níveis do pacote ADAS
Para entender de modo mais fácil, o pacote ADAS é oferecido em diversos níveis e os fabricantes já usam essa referência numérica.
Nível 0: Sem automação
Nível 1: Assistência ao condutor, por exemplo, controle de cruzeiro (piloto automático)
Nível 2: Assistência parcial, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção de faixa (esse nível tem sido mais comum nos carros médios brasileiros)
Nível 3: Assistência condicional, por exemplo, o veículo pode operar de forma autônoma, mas o condutor deve estar pronto para assumir o controle
Nível 4: Assistência avançada com o veículo operando autonomamente em condições específicas
Nível 5: Total autonomia, pois o veículo opera de forma autônoma em qualquer condição, sem necessidade de intervenção humana
Ferramentas para calibração do ADAS: como fazer manutenção no sistema?
Antes de começar a calibração do ADAS no Toyota Corolla, é preciso entender sobre os dispositivos que fazem esse alinhamento. Existem duas ferramentas que permitem o ajuste e calibração que demandam um bom conhecimento de informática e domínio de ferramentas de ajuste na oficina.
Um deles funciona como uma espécie de régua, pois é preciso alinhar essa ferramenta com o veículo, mantendo uma distância e altura exigidas pelo fabricante do carro em um material técnico fornecido pelo fabricante da ferramenta e da montadora. Para fazer isso, é necessário utilizar uma trena a laser para definir a distância do dispositivo do modelo, que, no caso, é o bico do para-choque. Após achar a distância correta, é preciso traçar uma linha a laser de modo que fique reta, passando pelo centro da logomarca do veículo (que indica a posição central), da câmera frontal e da logomarca na tampa do porta-malas traseiro.
Por sua vez, a Bosch também disponibiliza um equipamento mais avançado chamado DAS 3000, que foi desenvolvido e, também, vendido pela empresa alemã. Essa ferramenta utiliza câmeras e um software já integrados para fazer a calibração mais precisa e mais rápida, aumentando a produtividade da oficina. Com o equipamento da Bosch, o mecânico leva apenas 3 minutos para alinhar, em comparação aos 20 minutos com o outro dispositivo. Além disso, o DAS 3000 cobre uma ampla gama de veículos e tecnologias, fazendo a calibração por meio de target no equipamento calibrando radares, a altura, a distância do carro e do aparelho, e até corrigindo desníveis de solo que a oficina possa ter.
Ademais, para começar a calibração, também será necessário nos dois casos utilizar um scanner. Nesta matéria técnica usamos o KTS590, além de um mantenedor para manter a alimentação e a bateria constantes, e a ignição ligada no primeiro estágio. Por fim, antes de começar a calibração, o target deve estar centralizado ao equipamento. Inicialmente vale o alerta de que é preciso que o carro não tenha luzes de alerta identificadas pelo scanner. O veículo deve estar descarregado, sem passageiro ou motorista e com pneus calibrados segundo a especificação do fabricante.
Passo a Passo da calibração do ADAS do Toyota Corolla 2022
1) Comece com a câmera dianteira, clicando no ícone, utilizando como ponto de referência o para-choque, que no caso do Corolla é de 1244 mm na distância 1 do target (1a), uma vez que o sedã da Toyota não precisa calibrar um segundo target (1b).
2) Coloque os suportes CTA100 nas rodas traseiras com o nível bolha mais correto possível (2)
3) Encoste o target central na logomarca da Toyota e no software faça o ajuste do DAS 3000 (3a e 3b)
4) Selecione o veículo no software do computador e, depois, clique no sistema de câmera ao motorista 5.0. Em seguida, entre em adaptação e ajustes e, por fim, programe a câmera de assistência ao motorista estática. Ao concluir, o sistema indicará que o veículo deve estar parado em uma base plana, com a geometria do chassi em ordem, e informará que é necessário posicionar o componente (volante) em linha reta. Além disso, a pressão dos pneus deve estar calibrada corretamente, o tanque de combustível deve estar 90% cheio, e o habitáculo e o porta-malas devem estar vazios. Também devem estar dentro do veículo a roda reserva e ferramentas de bordo. Todas as portas devem estar fechadas. Enfim, ao começar a calibração, o sistema pedirá para desligar a ignição do veículo por 10 segundos e depois ligá-la novamente para continuar o processo.
5) Depois do processo indicado pelo software, é preciso fixar o quadro (target) de calibração na posição central do DAS 3000, de acordo com a especificação do veículo. Após esse processo, clique em prosseguir.
Observação: O excesso de iluminação ou falta dela pode atrapalhar a parametrização.
6) Após esse procedimento, o mecânico deve ouvir um aviso sonoro dentro do veículo, indicando que ele tem 180 segundos para colocar o target na posição esquerda. Aperte prosseguir e você terá mais 180 segundos para colocar o quadro na posição direita e aperte prosseguir.
7) Após esse processo, a calibração do ADAS do Toyota Corolla 2022 estará concluída com sucesso pelo software. Contudo, antes de entregar o veículo ao cliente, é recomendável fazer um teste de rodagem para verificar se tudo está funcionando corretamente.
Calibração do Radar
Outro ponto importante é calibrar o radar, que pode ser de dois tipos: plano, fixo e sem regulagem, ou em bolha, que conta com parafusos de regulagem (8a). Por isso, antes de começar a calibração, é necessário fazer o pré-alinhamento dele no veículo. Para a parametrização dos radares do Toyota Corolla, foi utilizado o STC815 (8b).
9) Para calibrar o radar, é necessário deixar o porta-malas do veículo aberto para que o laser fique fixado no meio do veículo, indo da dianteira até o meio da logomarca da Toyota na tampa do porta-malas. Isso garantirá o alinhamento da ferramenta.
10) No cone do dispositivo de calibração, é necessário colocar um suporte para alocar a trena para medir a distância do para-choque do Corolla e, depois, é necessário colocá-la de ponta cabeça no suporte para definir a altura, deixando as medidas corretas. Observação: deixe a área toda livre, sem objetos metálicos ao redor (10a, 10b e 10c).
11) No scanner, selecione o campo: “Velocidade do veículo Radar de área remota dianteiro 5.0”. Depois, clique em ajustes e, em seguida, ajuste o sensor do radar dianteiro estático. Clique em continuar duas vezes e, por fim, em start para começar o processo. Enfim, terá um aviso sonoro e a tela do software indicará “Calibração estática do componente <Sensor de radar área remota (LRR)> com sucesso”.