Neste dia 9 de setembro de 2015, o Grupo ZF celebra um século de existência. A empresa foi fundada com o nome “Zahnradfabrik GmbH” na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha. Hoje, a ZF possui 71.600 colaboradores em 122 plantas industriais em todo o mundo. Nascida como fornecedora especializada em engrenagens e transmissões para dirigíveis, a ZF ofereceu a sua tecnologia para os fabricantes da indústria automotiva apenas alguns anos mais tarde, tornando-se uma empresa importante no fornecimento de transmissões para a ainda jovem indústria alemã. Nas décadas seguintes, se estabeleceu como grande fabricante de transmissões e sistemas de direção para veículos leves, comerciais e agrícolas.

na planta da ZF em Friedrichshafen.
Em 1984, a ZF comprou o Grupo Lemförder, entrando no negócio mundial de componentes de chassis e sistemas completos de eixos para automóveis e veículos comerciais. Em 2001, adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG. Atualmente, a empresa está concretizando o maior negócio de sua história: a aquisição da norte-americana TRW Automotive, que posicionará o Grupo ZF entre as três principais fornecedoras mundiais para o mercado automotivo, assim, complementando seu portfólio de produtos.

No Brasil
A ZF iniciou sua presença internacional com a construção de uma unidade de produção no Brasil inaugurada em 1958, sua primeira planta fora da Alemanha. O primeiro produto fabricado pela planta no País foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag já em 1959. Em menos de uma década a ZF do Brasil começou a atuar fortemente também no segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois se deu o início da produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.
Quando a capacidade da unidade localizada no ABC chegou perto do limite, a solução encontrada foi de abrir uma nova planta de produção no País em 1981. Assim a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba/SP, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana.
Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a quantidade de plantas produtivas no continente, contando também com as unidades de São Bernardo do Campo/SP e Araraquara/SP, onde são produzidas embreagens para veículos comerciais e de passeio respectivamente, e em São Francisco na Argentina que produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios comerciais em Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO).
Atualmente, a ZF na América do Sul produz e comercializa transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para veículos comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros de passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas e construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações.