O Grupo Schaeffler comemora seu cinqüentenário no Brasil e narra sua história de pioneirismo. Em 1883, Friedrich Fischer, fundador da FAG, inventou a retífica de esferas, uma idéia almejada por gênios de séculos atrás, como Leonardo da Vinci, que buscavam formas de fazer o carro movimentar-se sobre rodas. Fischer criou uma retificadora de esferas de aço fundidas, patenteada por ele e usada até hoje.
Com o aperfeiçoamento, a FAG investiu no desenvolvimento de rolamentos para outras aplicações e comenta que se tornou líder nos segmentos industrial e aeroespacial. Anos mais tarde, em 1949, Georg Schaeffler, fundador da Rolamentos Schaeffler – INA, desenvolveu o rolamento de agulhas com gaiola. O produto já era utilizado, porém a novidade foi a redução dos níveis de torção e atrito, resultando em menos ruído, maior segurança e vida útil.
A LuK, por sua vez, marcou a história da tecnologia industrial de embreagens em 1965, com o “chapéu chinês”, também chamado de mola-diafragma, um sistema de mola-membrana na produção dos platôs em grande escala. O produto que conquistou grandes montadoras por substituir as molas helicoidais, a fim de proporcionar vantagens como a simplificação do projeto mecânico, força constante de acoplamento, menor espaço e mais resistência nas altas rotações.