Grupo Schaeffler apresenta sistema variável de válvulas

Durante o congresso SAE Brasil 2009, realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, o Grupo Schaeffler apresentou ao mercado o novo sistema totalmente variável de atuação eletro-hidráulica de válvulas, desenvolvido em parceria com a Fiat Powertrain. De acordo com a fabricante, o primeiro automóvel a ser equipado com a tecnologia será o Alfa MiTo 1.4 MultiAir, modelo compacto do Alfa Romeo da montadora Fiat.

O novo sistema, intitulado UniAir/MultiAir, permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 25%. Por exemplo, na fase de aquecimento do motor as emissões de hidrocarbonetos (HC) podem ser até 40% menores, enquanto as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) podem cair até 60%. A tecnologia será voltada tanto para motores de quatro cilindros e, futuramente, dois cilindros, quanto para conjuntos Ciclo Otto e a diesel.

Segundo a marca, instalado em motores Otto, o sistema garante um controle de carga continuamente variável, monitorado por software, sem a utilização de válvula borboleta ao longo de todo range de trabalho do motor. Nos propulsores a diesel, graças ao ajuste das taxas de recirculação dos gases de escape, o UniAir consegue controlar a temperatura da câmara de combustão.

Além disso, o sistema UniAir/MultiAir possibilita não apenas variações no curso da válvula, mas também a  múltipla abertura e fechamento das válvulas em diferentes momentos durante um ciclo. Dessa forma, o UniAir pode ampliar o potencial dos mecanismos de atuação das válvulas variáveis fabricadas atualmente.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php