Um veículo de passeio voltado para grandes famílias, esse é o perfil do Nissan Grand Livina, uma minivan bonita, espaçosa – tem capacidade para sete lugares – e equipada com motor bicombustível 1.8 litro. O modelo foi lançado pouco tempo depois que a Nissan apresentou o Livina, primeiro carro com conceito minivan da montadora lançado no Brasil.
Produzido em São José dos Pinhais/PR, o veículo ganhou novas dimensões, mas manteve o mesmo conjunto mecânico do Livina. O propulsor 1.8 litro de 16V é bicombustível e tem a capacidade de gerar 126 cv com uso de álcool e 125 cv quando abastecido com gasolina, ambos a 5.200 rpm. Em relação ao torque, o Grand Livina alcança o máximo de 17,5 kgfm a partir de 2.400 rotações, com os dois combustíveis.
Disponível em duas versões de acabamento (básica e SL), o veículo sai de fábrica com a transmissão manual de seis velocidades ou a automática de quatro marchas, com recurso overdrive, assim como o Livina.
Também utiliza a mesma suspensão: conjunto dianteiro do tipo McPherson, com subchassi equipado com sistema antivibração, molas helicoidais, barra estabilizadora de maior diâmetro e cáster com ângulo elevado. A traseira é caracterizada pelo eixo de torção com barra estabilizadora de maior diâmetro. Os amortecedores contam com controle de absorção de impactos, para amenizar as vibrações de alta frequência.
Aparentemente, a frente da Grand Livina traz a sensação de que foi idealizada a partir do Murano, o utilitário de luxo da marca japonesa. A beleza do desenho é enfatizada pelos faróis angulosos em sintonia com o capô e pelas linhas acentuadas na cintura e no teto, concebidas para dar mais fluidez ao modelo.
O interior agradável foi desenvolvido em tons mais escuros, com acabamentos e detalhes em prata. Os assentos, bastante confortáveis, são arredondados nas pontas e podem ser revestidos em couro na versão topo de linha. Além disto, para facilitar o acesso aos dois lugares adicionais, a segunda fileira de bancos pode ser rebatida e movida para frente. Para utilizar o compartimento de carga total do carro, o motorista também pode rebater a terceira fileira e carregar até 964 litros de bagagem.
A Grand Livina vem com diversas soluções para uma boa qualidade de vida a bordo, como porta-mapa na traseira dos bancos dianteiros, porta-copos dianteiros e traseiros, e também para os passageiros da terceira fileira, além de porta-objetos no console e no painel central. O painel de instrumentos é simples em termos de desenho, mas apresenta fácil visualização.
Entre os equipamentos de série estão o ar-condicionado (digital na SL), direção elétrica, airbag frontal (duplo na SL), rádio com CD Player MP3 integrado ao painel, rodas de liga leve e freios com sistema ABS. O veículo também oferece o sistema I-Key, um dispositivo que abre as portas e dá a partida do motor sem a necessidade de uso da chave, item exclusivo no modelo SL.
As duas versões do veículo vêm com pintura metálica como item opcional. O consumidor pode escolher entre o prata Breeze, o bege Sunset, o cinza Steel, o preto Premium e o vermelho Flame. A única cor sólida será o branco Glacial. O Grand Livina é comercializado ao preço inicial de R$ 54,890 e pode chegar a R$ 65,390 no modelo mais incrementado.