Goodyear oferece completa estrutura de serviços à Stock Car

Fornecedora oficial de pneus da Stock Car, a Goodyear leva, em todas as corridas 12 profissionais especializados e uma estrutura completa para dar suporte às equipes e pilotos na montagem, desmontagem e balanceamento dos pneus. A empresa importa por ano cerca de 9 mil pneus dos Estados Unidos para abastecer os 64 carros, destes 32 da categoria principal e 32 da Copa Montana. Em cada corrida, cada carro pode utilizar três jogos de pneus slick (lisos), enquanto os jogos de pneu de chuva são ilimitados.

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O coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil, Vinicius Sá, explica que, em cada etapa, as equipes levam cinco jogos de pneus (dois novos e três usados) por carro para os treinos e a corrida, e todos eles contam com um chip de identificação, que permite aos técnicos da marca rastrear e monitorar o uso de cada pneu.. “São mais de 1.500 operações de desmontagem e montagem, inflagem e balanceamento”, contabiliza Vinicius.

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Para atender a toda essa demanda, o executivo afirma que a equipe de técnicos da Goodyear faz toda a operação de manutenção dos pneus (desmontagem, montagem, inflagem e balanceamento) são realizados na média em apenas um minuto, a partir do momento que a roda chega à tenda da marca. Na Corrida do Milhão, que acontece em Interlagos neste domingo, 7/08, a expectativa é de realizar mais de 2 mil operações, já que é uma prova mais longa, com mais der 1h de duração.

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A tenda de 100m² da marca disponibiliza todo equipamento necessário para realizar os serviços, trabalhando em linha para aperfeiçoar todas as etapas de manutenção da roda. São duas máquinas de montagem e desmontagem, quatro balanceadoras de rodas, uma esteira com três pontos de inflagem, um compressor de ar de 40 pés que fornece 150 libras de pressão, três pirômetros aferidos para medição de temperatura, três calibradores de pneus aferidos, dois notebooks com wifi, quatro scanners coletores de dados RFID, uma mesa carregadora de baterias, uma impressora e até um secador de ar. “Isso garante um ar sem umidade, o que diminui a variação de temperatura do ar dentro dos pneus”, comenta Vinícius.

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Também preocupada com a destinação da borracha, a Goodyear coloca à disposição das equipes o serviço de descarte de forma ecológica, para que ao final da vida útil os pneus sejam transformados em asfalto-borracha, combustível alternativo para as indústrias de cimento, também utilizado na fabricação de solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

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