Para que o motorista possa curtir tranquilamente as viagens neste Carnaval, a Goodyear lança um aviso sobre a importância do reparador alertá-lo sobre os devidos cuidados com os pneus, que devem ser executados antes de pegar a estrada.
A empresa alerta que ao realizar o correto procedimento, mecânico e condutor evitam, além de acidentes, problemas com o veículo na pista. Para garantir que o pneu tenha o desempenho esperado, a Goodyear destaca as principais medidas a ser tomadas:
Escolha o pneu correto: Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, são compatíveis com o recomendado pela montadora verificando o manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.
Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus (veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.
Verifique a pressão de ar: Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, conseqüentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Muito importante é checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, evitando que o pneu rode longas distâncias e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.
Balanceamento: O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio ( recomendado a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração no volante ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.
Alinhamento: O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão “cantando” nas curvas e se o volante fica descentralizado nas retas.
Rodízio: O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo, etc), portanto o ideal é consultar um revendedor oficial para saber qual é o recomendado para o seu.
Fonte: Goodyear