GMA reforça a importância da revisão no motor antes de viajar

O GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), responsável pelos Programas Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100%, está divulgando a importância da manutenção preventiva no motor do veículo antes de o proprietário pegar a estrada nas férias. De acordo com a entidade, a revisão de itens que interferem diretamente no funcionamento do motor, como correia dentada, sistema de arrefecimento e nível de óleo, garante a tranquilidade com o comportamento do veículo e mantém o consumo de combustível dentro da média prevista pelo fabricante, além de ajudar no desempenho do motor. “Protelar o reparo pode levar ao desgaste prematuro de outras peças e gerar um gasto bem maior”, lembra Bento, calculando que, em média, a manutenção preventiva é 30% mais em conta do que a corretiva.

A entidade ressalta que a correia dentada merece toda a atenção quanto à sua vida útil, que deve ser conferida no manual do fabricante. “Se a troca não é efetuada dentro do período indicado no manual, a correia pode romper com o motor em movimento. Neste caso, o carro para imediatamente, como se o motorista tivesse desligado. É importante ressaltar que a substituição da correia é muito mais em conta comparada à retífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas”, alerta o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento, que alerta ainda que qualquer sinal de ruído proveniente do motor é um sinal claro de que há algum problema.

Outra orientação do GMA é evitar o superaquecimento do motor, por isso o mecânico deve ficar atento à revisão do sistema de arrefecimento. Bento orienta que, se o nível de temperatura estiver bem acima da metade no mostrador do painel, o carro deve ser examinado para não correr o risco de ficar parado na rua, não adiantando apenas ficar repondo a água do reservatório do líquido de arrefecimento. As trocas de óleo do motor no período indicado pela montadora também devem ser respeitadas.

Com relação à segurança no trânsito, o GMA recomenda fazer um check-list para verificar as condições dos seguintes itens:

– Lâmpadas das lanternas e faróis
– Palhetas do limpador do parabrisa
– Nível do reservatório do limpador do parabrisa
– Nível do fluido de freio (se estiver baixo, não completar, procure a oficina para verificar as pastilhas do freio)
– Calibragem dos pneus e também do estepe e desgaste dos pneus
– Freios suspensão (amortecedores, molas e demais componentes)
– Alinhamento de direção
– Balanceamento de rodas
– Rolamentos de rodaso

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php