No último dia 5/06, quando se comemorou o Dia do Meio Ambiente, o coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), Antônio Carlos Bento, participou da audiência pública com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo a assessoria do GMA, a audiência serviu como debate sobre a implantação de Inspeção Técnica Veicular Ambiental e de Segurança em Minas, e Antônio apresentou dados da inspeção veicular em São Paulo/SP.
“Foram evitadas 252 mortes e 298 internações no Estado de São Paulo, obtendo economia de aproximadamente R$ 80 milhões em gastos com saúde, com a adoção do programa em São Paulo”, afirmou o coordenador do GMA. Antônio também ressaltou a importância da inspeção veicular para itens de segurança, medida essencial para a prevenção de acidentes de trânsito. Segundo ele, 30% dos acidentes de trânsito têm origem em problemas mecânicos. “O ideal seria associar a medição de emissões de poluentes ao programa mais abrangente com a aprovação da Inspeção Técnica Veicular para verificação de itens de segurança do veículo, que aguarda parecer há mais de 10 anos no Congresso Nacional. Muitas vidas poderiam ser salvas, assim como já acontece em mais de 50 países”, opina.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira de veículos soma 40 milhões de automóveis e cerca de 11% (4,3 milhões) estão em Minas Gerais. O número de carros no estado duplicou em 10 anos. “A ampliação para outros estados do programa de inspeção ambiental veicular contribuiria para preservar o meio ambiente, gerar economia de combustível e valorizar o veículo no momento da revenda”, disse Antônio.