GMA destaca manutenção preventiva em veículos

O GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) destaca a importância da manutenção preventiva dos veículos para tornar o trânsito mais seguro. Para sensibilizar motoristas sobre essa questão, em 2007 foi instituído na cidade de São Paulo o mês de junho como o “Mês pela Conscientização da Manutenção Preventiva em Automóveis”, embasado na lei municipal 14.274.

A proposta é mostrar aos motoristas os benefícios que a manutenção preventiva proporciona, como segurança no trânsito, economia, valorização do preço de revenda do veículo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. O motivo é que veículos regulados e em bom estado de conservação poluem menos, reduzem o consumo de combustível e o risco de quebra inesperada.

Um estudo da GIPA, encomendado pelo GMA, indica que o motorista não tem o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo. Dados da pesquisa indicam que 75% dos motoristas só levam o carro em oficinas quando ocorre algum problema, seja por pane elétrica ou falha mecânica. Apenas 16% fazem revisão no automóvel. A média anual é de quatro visitas às oficinas com gasto de R$ 194,00, totalizando uma despesa de R$ 900,00 por ano, incluindo a troca de óleo.

O GMA informa, dentre outros itens do veículo, que pastilhas de freio desgastadas com espessura inferior a 2 milímetros devem ser substituídas. Os sulcos dos pneus, desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, devem manter uma profundidade mínima de 1,6mm e abaixo dessa medida passam a perder a aderência quando entram em contato com o chão molhado ou em condições de baixo atrito. Também devem ser feitos balanceamento e alinhamento das rodas para evitar o desgaste excessivo ou anormal da banda de rodagem do pneu, além da calibragem recomendada pelo fabricante.

O GMA é formado pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; e Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php