A General Motors do Brasil lançou na segunda-feira (10/12) o livro “Para ver e amar o Brasil da janela de um Chevrolet”, em São Paulo, publicação que narra as aventuras da expedição Flexpedition composta por veículos Flexpower da marca guiados por jornalistas, os quais cruzaram o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste num total de 22 mil km, durante 90 dias, em 2006 e 2007. As aventuras dos profissionais e seis carros Chevrolet Flexpower estão contadas no livro em textos do jornalista Nereu Leme e retratadas nas fotos de Pedro Danthas.
O livro tem 10 capítulos, sendo um para cada etapa das três expedições, e um capítulo final de bastidores, dedicado aos organizadores das viagens e aos participantes dessas aventuras. Inclui 340 fotos distribuídas em 204 páginas, para valorizar a passagem da expedição pelas estradas brasileiras, caminhos e trilhas de asfalto e poeira, com praias belíssimas, imagens do sertão seco do nordeste e os planaltos do Brasil Central.
O objetivo das expedições foi mostrar o Brasil real de estradas boas, ruins, terra, lama, lindas praias, lugares bonitos e também pobres e comprovar a versatilidade dos carros Chevrolet na utilização do álcool e da gasolina, e desmistificar os conceitos errôneos sobre o sistema Flex Fuel.
Para José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil, o livro é o coroamento das três expedições pioneiras nesse tipo de evento e ousadas para mostrar o Brasil sem retoques e ao mesmo tempo submeter os veículos Chevrolet a uma maratona de testes pelos mais diversos tipos de estradas e terrenos. “Nossos carros percorreram mais da metade da circunferência da Terra, que ao nível do Equador é de 40.075 km, sem apresentar qualquer problema mecânico, pois tivemos apenas dois pneus furados”.