Inteligência artificial será usada no processo de desenvolvimento e experiência de usuário nos veículos da fabricante
A General Motors e a NVIDIA anunciaram uma colaboração para o desenvolvimento da próxima geração de veículos, fábricas e robôs, utilizando inteligência artificial, simulação e computação acelerada. A parceria busca melhorar o design e as operações das fábricas automotivas da GM.
A integração de IA permitirá a realização de testes virtuais e simulações de produção para diminuir o tempo gasto no desenvolvimento. Além disso, os sistemas de robótica já utilizados na empresa, como os de controle de materiais e soldagem de precisão, serão treinados para aprimorar a segurança e a eficiência na fabricação.
A GM também empregará a plataforma NVIDIA DRIVE AGX baseada na arquitetura NVIDIA Blackwell para a construção da próxima geração de veículos da marca. O sistema operacional NVIDIA DriveOS permitirá que os veículos realizem até 1.000 trilhões de operações por segundo, melhorando a precisão dos sistemas de assistência a condução, por exemplo.
Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, destacou que a parceria com a NVIDIA é de longa data e que os processadores gráficos da empresa já são utilizados em diversas operações da GM. Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, ressaltou que a era da IA física já chegou e que a colaboração com a GM está revolucionando o setor automotivo, desde a concepção dos veículos até as fábricas onde eles são produzidos.
Ainda não há previsão exata para a implantação total dos sistemas de inteligência artificial da NVIDIA pela GM, mas a próxima geração de veículos da montadora pode se beneficiar das novas tecnologias.