O turbo Ball Bearing, com mancais de rolamentos, é a principal atração da Garrett no Salão de Acessórios, que será realizado entre 14 e 18 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa irá apresentar no estande dois carros com tecnologias desenvolvidas para o segmento esportivo. A Ranger RT, da equipe Território 4X4 Rally Team, que disputa a temporada 2008 da Copa Rally SP de Cross Country, pilotada por Edu Piano e o Vectra GT, campeão brasileiro da categoria Endurance com o piloto Ricardo Dilser.
A Ranger é equipada com o turbo TGV (Turbo de Geometria Variável), cujas aletas dos rotores se movimentam de acordo com o regime de rotação do motor, ampliando o desempenho do veículo em qualquer tipo de utilização. O turbo Ball Bearing equipa o Chevrolet Vectra GT, com motor 2.0, desenvolvido pela GM brasileira para o Opel Performance Center, da Alemanha. Essa tecnologia resulta em aceleração mais eficiente, aumento do torque do motor em baixas rotações e melhor dirigibilidade do veículo, além de economia de combustível e preservação do meio ambiente.
Para a Honeywell, fabricante de sistemas Garrett de turboalimenação de motores, o evento permitirá à empresa consolidar o turbo Ball Bearing no mercado brasileiro, pelas características de seu projeto, adequadas às necessidades de consumidores voltados ao tuning e à personalização de automóveis.
– Evento começa nesta quarta-feira
Tem início nesta quarta-feira (14/05) e se estende até 18 de maio o Salão de Acessórios, a partir das 14h, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O evento é organizado pelo bicampeão de Fórmula1, Emerson Fittipaldi e a empresa Megacycle.
Uma das atrações do evento é o calhambeque do cantor Roberto Carlos. Trata-se de um Ford T 1929 com motor de Cadillac, que não passava por uma oficina desde 1978 e sob a coordenação de Fittipaldi, uma equipe com 20 profissionais – entre projetistas, mecânicos e engenheiros – trabalhou durante 70 dias para concluir a missão na semana passada.
“Nossa equipe mexeu em tudo, pneus, rodas, motor, escapamento, mecânica, tapeçaria, estofamento e funilaria. Além disso, também fizemos pintura, cromagem, painel de instrumentos e instalamos um sistema de som”, explica Emerson Fittipaldi. Segundo o bicampeão, o cantor queria que o carro fosse pintado de azul e tivesse um “som poderoso” e ar-condicionado. O resto ficaria a cargo do bicampeão de Fórmula1.