Garantindo uma boa viagem

Motoristas aproveitaram a 32ª Feira do Carreteiro para fazer check up gratuito em seus “brutos” e receber informações técnicas para melhorar seu trabalho na estrada

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Andrade e Paulo Fernandes

Considerado o mais tradicional encontro de carreteiros no Brasil, a Feira do Carreteiro, realizada em Aparecida do Norte/SP, recebe todo ano 50 mil pessoas, sendo destas 5 mil caminhoneiros de todo o país. Organizada pela Revista O Carreteiro, entre 13 e 16 de junho, a 32ª edição da Feira ofereceu atrações e serviços para os trabalhadores do setor e suas famílias, como palestras técnicas, Sala do Motorista, Salão da Criança, romaria, shows musicais e o Truck Test, onde os motoristas puderam dirigir algumas das principais novidades do mercado de caminhões, percorrendo um circuito de 4 km de extensão.

8097

E quem estacionou seu caminhão no pátio da Basílica de N. Sª Aparecida pôde aproveitar, além das atrações, uma área especialmente destinada à manutenção preventiva. Entre os dias 13 e 15, das 9 às 18 horas, o espaço Truck Service abrigou estandes de empresas parceiras do evento, como a Bridgestone/Bandag, Nino Farois e MIP Medições, que ofereceram check up gratuito e orientação técnica quanto à preservação e boa rodagem dos caminhões.

O espaço, um dos mais procurados pelos carreteiros, tem por objetivo, principalmente, aumentar a segurança nas estradas, dando orientações em relação aos benefícios da manutenção preventiva nos prazos determinados. A Nino Farois fez de graça a regulagem do sistema ótico dos caminhões, enquanto a MIP Medições aferiu os tacógrafos dos veículos, ambos itens de segurança primordiais para quem vive na estrada.

8098

O gerente de marketing da Bridgestone, Ricardo Drygalla, destaca a importância de orientar o caminhoneiro sobre qual a melhor forma de cuidar do veículo, citanto especificamente o pneu. “Se não for cuidado de maneira correta, além de risco, gerará mais custos, pois terá a vida útil reduzida”, alerta Ricardo, que cita como exemplo o alinhamento incorreto, que pode reduzir a vida útil do pneu em até 25%.

Parceiros na segurança
Em parceria com a franqueada Dragão Truck Center, a Bridgestone/Bandag participou do evento pelo 10º ano consecutivo da Feira do Carreteiro. O estande da empresa fez o diagnóstico de diversas anomalias mecânicas que podem ocorrer no caminhão, incluindo toda a parte relacionada a pneu, suspensão, sistema de freio, sistema elétrico, sistema de direção e demais acessórios.

8099

“Temos um check list de itens, no qual passamos o diagnóstico para o motorista, dando a situação real do veículo, para que ele passe em algum ponto de venda da rede BTS e exceute o serviço com desconto”, explica Felipe Pelaio, gerente de novos negócios da Bridgestone/Bandag. A expectativa era atender até 350 caminhões durante os três dias de trabalho, além de fazer o trabalho de conscientização do motorista quanto à importância da manutenção preventiva.

Para atingir os objetivos, a rede BTS contou com a participação de técnicos e especialistas de empresas parceiras como a JFF (câmaras de ar), ZL Brasil (barramento e terminais de direção), Knorr-Bremse (freio a ar), Cobreq (lona de freio), Móbil (lubrificantes), entre outros. “Nossa rede de parceiros dá toda a parte de assistência técnica, responsável por passa ao caminhoneiro o que ele deve fazer no caminhão dele”, afirma Felipe. O gerente ainda salienta a importância para a empresa da proximidade com o cliente final, avaliando sua percepção com relação aos serviços oferecidos.

8100

Toda essa atividade desenvolvida na Feira reflete a importância de evitar que a principal ferramenta de trabalho do carreteiro fique parada, o que representa prejuízo para ele e para quem depende de seu serviço, seja seu patrão ou sua família. Portanto, um “bruto” não pode ficar parado por descuido na manutenção: o lugar dele é na estrada, rodando firme e com segurança.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php