Confira o procedimento de substituição do componente em uma configuração do hatch sem sistema de freios ABS
Texto: Gustavo de Sá
Foto: Lucas Porto
Fazer a manutenção preventiva é o cenário ideal quando o assunto é reparação automotiva. E um sistema que não pode ser deixado de lado na hora da revisão é o de freios. Discos e tambores, pedal de freio, alavanca do freio de estacionamento, servo freio, fluido de freio, cilindros de rodas e mangueiras. Todos esses componentes merecem atenção para garantir a segurança do motorista e demais ocupantes do veículo.
Outra peça importante para o bom funcionamento do conjunto é o cilindro-mestre. Quando o pedal de freio é acionado, os pistões do cilindro-mestre pressionam o fluido de freio, distribuindo-o por todo o sistema hidráulico.
“Quando o pedal cede e o motorista sente menor pressão de frenagem, é hora de verificar o cilindro-mestre e fazer a troca”, explica Ricardo Crespo, consultor de Pós-Venda de Autopeças do Grupo Randon.
O procedimento de troca do cilindro-mestre foi feito em um Fiat Uno Way 1.0 2011, sem sistema de freios ABS, que apresentava sinais de perda de eficiência de frenagem. Nele, foi aplicado o componente de código C-2181, fabricado pela Controil, empresa controlada pela Fras-le desde 2012.
Desmontagem:
1. Desconecte os polos negativo e positivo da bateria.
2. Com a chave 13 mm, remova a cinta de fixação da bateria e retire-a do suporte.
3. Com chave 13 mm, remova os 4 parafusos do suporte de fixação da bandeja para ampliar o acesso ao cilindro-mestre. Solte os cabos de energia do suporte.
4. Remova o conector do reservatório do fluido de freio.
5. Remova o parafuso de fixação do reservatório com chave torx 25.
6. Retire com cuidado o reservatório para que ele não rache ou quebre. Tome o cuidado, ainda, de tampar os dois orifícios por onde sai o fluido.
7. Remova a tubulação rígida do cilindro-mestre com uma chave 10 mm. Para a tubulação do freio traseiro, é necessário o uso de uma chave 17 mm para segurar a válvula e soltar com a de 10 mm. Detalhe importante na hora de remover a tubulação é não dobrá-la.
8. Com chave 17 mm, solte as válvulas do freio traseiro.
9. Remova a fixação do cilindro-mestre do servo freio com uma chave 13 mm (9a). Removidos os 2 parafusos, retire o componente (9b).
NA BANCADA
10. Sempre que for realizada a troca do cilindro-mestre no Fiat Uno de nova geração (modelo 2010 ou posterior) sem freios ABS, verifique se a nova peça corresponde ao mesmo tamanho do componente substituído. Segundo o especialista da Fras.Le, mesmo que o código de aplicação esteja correto, a peça pode ser ligeiramente diferente. No Uno Way 2011 sem ABS, há duas aplicações diferentes para o mesmo modelo de versão e motor: códigos C-2181 e C-2182 são as referências de aplicação neste modelo. No carro desta reportagem, foi utilizada a peça com o primeiro código.
MONTAGEM
11. Conferida a aplicação correta da peça e comparação visual, é hora de aplicar o novo componente no veículo. Verifique se a haste do servo freio está de acordo com o cilindro-mestre.
12. Com chave 13 mm, faça a fixação das porcas do componente. Verifique o torque correto de acordo com o manual técnico de cada veículo.
13. Verifique as 2 válvulas equalizadoras de pressão. Cheque visualmente se não há vazamentos ou sujeiras que causem a obstrução delas, impedindo a passagem do fluido.
14. Com chave de 17 mm, faça o aperto das válvulas – mais uma vez, seguindo a especificação de torque de aperto recomendada pelo fabricante.
15. Antes de reaplicar o reservatório, faça uma inspeção em busca de trincas ou rachaduras no componente. Além disso, é imprescindível a lavagem da peça com água e sabão neutro. Para secar e absorver a água da limpeza, utilize álcool etílico ou um pouco de fluido de freio (que absorve a água). Descarte o resíduo de fluido usado para limpeza de forma adequada.
16. Reaplique o reservatório com o mesmo cuidado da retirada a fim de não quebrá-lo. Após a montagem, recoloque o parafuso de fixação e faça o aperto com chave torx 25.
17. Recarregue o reservatório com fluido de freio DOT 4. A especificação do fluido correto é destacada na própria tampa do reservatório. Abasteça o reservatório até começar a sair (vazar) pela força da pressão do ar. Com isso, feche as 4 tubulações. Para apertar a válvula, segure o parafuso com chave 17 mm.
18. Feito o processo de instalação, reinstale a bateria e demais componentes.
19. Com o carro no elevador, retire as rodas traseiras. A troca do cilindro de roda traseiro deve ser feita com chave 12 mm. Retire os 2 parafusos de fixação do tambor e remova-o.
20. Retire o sangrador com chave 7 mm. Com uma chave 10 mm, remova a tubulação do sangrador.
21. Com a chave 10 mm, remova o parafuso de fixação do cilindro de roda. Importante checar se o cilindro possui algum tipo de vazamento.
22. Faça a limpeza das lonas de freio. Se houver vazamento grande, troque as lonas. Caso contrário, se houver pingos de fluido de freio na lona, faça o lixamento no local. Também é essencial lixar todo o cubo de roda e todo o sistema.
23. Seguindo o mesmo processo da remoção, recoloque o cilindro de roda no espelho (23a) . Coloque o parafuso e faça o aperto com chave 10 mm. Coloque a tubulação e aperte com a mesma chave (23b) . Reinstale o sangrador.
24. Recoloque o tambor e os 2 parafusos. Com a chave 12 mm, fixe-o ao cubo.
25. Na roda dianteira, verifique se não há vazamentos de óleo no pistão, flexíveis e tubulações rígidas no undercar.
26. Com o auxílio de uma sangradora automática, comece a fazer a sangria pela roda mais distante do cilindro-mestre. A ordem, neste caso, é a seguinte: traseira direita/traseira esquerda/dianteira direita/dianteira esquerda. Em média, o reservatório do fluido de freio deste carro comporta 700 ml. Para fazer a sangria, utilize, ao todo, 1 litro do fluido de freio DOT 4.