Freio desgastado pode gerar problemas sérios por atrito: entenda

Freio desgastado pode gerar problemas sérios por atrito: entenda - Imagem: Divulgação/ Fras-le
Freio desgastado pode gerar problemas sérios por atrito: entenda – Imagem: Divulgação/ Fras-le

 

Desgaste precoce, superaquecimento e ruído de freio estão entre os problemas causados por essa situação

 

O sistema de freio é composto por diversos componentes, entre eles, pedal, discos, tambores, servo freio, cilindro mestre, fluido e pastilhas. É a ação conjunta do disco com as pastilhas que fazem o veículo frear no sistema de freio a disco.

“Essa interação somente deve acontecer quando o motorista pressiona o pedal. Por isso, é importante ficar atento e, caso, o pedal não tenha sido acionado e a pastilha estiver em contato com o disco de freio será preciso fazer a manutenção do sistema de frenagem”, comenta o técnico da Fras-le, Ronilso Toledo.

Esse tipo de situação deve ser encarado com cuidado. “O atrito constante pode ocasionar superaquecimento da superfície fazendo com que as peças se empenem, causando transtornos”, destaca. Trepidação do volante e do pedal do freio ao ser acionado pode apontar um disco de freio empenado.

O aumento de temperatura também pode resultar em desgaste precoce das peças já que se a pastilha de freio permanece raspando no disco constantemente, a troca das pastilhas e discos ocorrerá em menor intervalo de tempo.

“Quando a pastilha de freio fica em contato constante com o disco acaba criando uma dificuldade ao movimento das rodas, resultando num maior esforço para a movimentação do carro e consequentemente elevando o consumo de combustível”, comenta sobre o aumento do consumo de combustível. O ruído persistente ao trafegar com o veículo também pode ocorrer devido o contato constante das peças.

A recomendação, caso os motoristas reclamem de qualquer um desses sinais, é a checagem completa do sistema de frenagem para verificação se há componentes danificados e/ou desgastados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php