Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fras-le tem trabalho técnico reconhecido em evento internacional

626-FRAS-LE-FREIO-LONA
Durante o congresso anual da SAE International (Society of Automotive Enginners), realizado na Carolina do Sul, nos EUA, o mestre engenheiro da Fras-le, Diego Masotti, apresentou o trabalho “Avaliação Experimental das Características morfológicas da superfície de pastilhas de freio durante o processo de Stick-slip”, realizado em parceria com o LATRIB (Laboratório de Tribologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento reuniu cerca de 800 pessoas especializadas, ligadas à área de freios.
Segundo a empresa, o trabalho consiste numa metodologia de detecção de microvibrações (stick-slip) geradas no contato entre pastilha e disco de freio e que podem ocasionar ruídos durante a frenagem. As pastilhas são ensaiadas em um tribômetro, que permite controlar precisamente todas as condições de frenagem. Depois de ensaiadas, as superfícies das pastilhas de freio são analisadas com o uso de técnicas de microscopia para identificar quais as características de sua topografia que estão relacionadas a geração das microvibrações observadas.
A Fras-le afirma que além do desenvolvimento do método propriamente dito, a pesquisa é inovadora em várias etapas de seu desenvolvimento: a variável usada para quantificar as microvibrações é inédita e o software de processamento das imagens obtidas no microscópio foi desenvolvido especialmente para este fim. Pesquisas como essas possibilitam à Fras-le desenvolver e oferecer ao mercado novos materiais de fricção cada vez mais eficientes, seguros e silenciosos, além de garantir maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos para o mercado automotivo global.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php