Francês com jeitinho brasileiro

Sem mudanças nos motores e alterações visuais de pouco impacto, Renault lançou linha 2012 do Sandero confiante em mantê-lo como um sucesso de vendas, e responsável pelo crescimento da companhia no Brasil

Victor Marcondes

O Sandero chegou ao País em 2007 com o objetivo de ser um carro popular, que pudesse ser bem equipado e comercializado a um preço relativamente baixo. Mais de quatro anos depois de sua chegada, a atualização da linha 2012 confirma que a montadora francesa estava certa em apostar no hatch. Afinal, a marca pretende ampliar a sua participação no mercado nacional dos atuais 5% para 8% até 2016. Para alcançar este resultado, o compacto será uma das principais armas na briga pela fatia do bolo.

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As mudanças na nova gama foram bem discretas, mas, mesmo assim, ainda conseguiram deixar o modelo mais interessante. A dianteira tem faróis com desenho diferente, grade frontal menor e pára-choques também reformulado. Novidades muito parecidas com as implantadas em veículos lançados na Europa, como o Twingo e o novo Mégane. A lateral continua sem alterações. Na traseira, a identificação do modelo foi para o centro da tampa do porta-malas, e as lanternas ganharam superfície em alto relevo.

No interior, o espaço amplo continua o mesmo que agradou tantos brasileiros. Há novos materiais, cores e texturas. O painel ganhou um estilo mais moderno. A parte central, agora em preto brilhante, tem novo sistema de som. E, finalmente, uma grande correção foi feita pela fabricante: os comandos dos vidros elétricos migraram da parte debaixo do console central para as portas. Agora a abertura do tanque pode ser feita por meio de uma alavanca interna, e o novo isolamento acústico na cabine diminuiu os ruídos internos.

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Os três conjuntos mecânicos que equipam as diversas versões do Sandero não tiveram alteração. O modelo 1.0 16V Hi-Flex, está presente nas linhas Authentique e Expression e rende 76 cv com gasolina e 77 cv no etanol. Entrega entre 9,9 kgfm e 10,1 kgfm de torque, respectivamente, os dois a 4.350 rpm.

Segundo a marca, o motor 1.6 8V Hi-Torque, é uma opção análoga às configurações 1.4 dos veículos concorrentes. Presente nas versões Expression e Privilège, gera 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com etanol. O torque de 13,7 kgfm e 14,1 kgfm aparece a 2.850 giros.

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Por fim, o propulsor 1.6 16V Hi-Flex foi desenvolvido para os que preferem uma condução de muito mais desempenho. Configurado exclusivamente para a versão Stepway, tem potência de 112 cv com álcool e 107 cv utilizando gasolina, ambos a 5.750 rpm. Oferece torque máximo entre 15,5 kgfm e 15,1 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm. Possui sistema com duplo comando de válvulas no cabeçote, e o balancim é roletado, o que reduz o atrito entre as peças móveis e o consumo.

A única inovação na parte mecânica foi a introdução do câmbio automático de quatro marchas com troca sequencial, que veio depois do lançamento oficial do veículo, atualmente disponível para as versões Stepway e Privilège. Toda a linha tem de série câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a Renault, as relações de marcha foram adequadas conforme a motorização, visando extrair o máximo dos valores de potência e torque.

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Com suspensão desenvolvida para as condições do solo nacional, o veículo consegue passar por valetas, buracos e obstáculos pequenos sem incômodo para os passageiros. Na dianteira utiliza tecnologia do tipo McPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais. Na traseira funciona um sistema semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.

Em relação aos pneus, as versões de entrada saem de fábrica com modelos 185/70 de 14 polegadas, mas podem receber opcionalmente a medida 185/65 de 15 polegadas, item de série da versão 1.6 8V, ou 195/60 16 polegadas, na versão Stepway.

Entre os itens de série do veículo está a válvula compensadora de frenagem. O dispositivo regula a distribuição da frenagem em função da carga do veículo entre os sistemas de freios dianteiro e traseiro. Outro componente de segurança é o CAR, que trava automaticamente as portas do veículo após os 6km/h. O sistema ABS está disponível como opcional para os modelos acima da Expression.

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Uma ampla gama de opcionais de personalização e conforto é oferecida nas concessionárias da marca. Um destaques da empresa é o Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas para os proprietários de carros da marca.  Disponível em diversas cores, os preços variam de R$ 28,7 mil para a versão de entrada Authentique e pode chegar a R$ 42,6 mil na topo de linha Stepway.

Ficha Técnica
Renault Sandero Privilège

Motor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 8 válvulas

Tração
Dianteira

Cilindrada
1.598 cm³

Diâmetro x curso
79,5 mm x 80,5 mm

Taxa de compressão
9,5:1

Potência máxima
95 cv (etanol) @ 5.250 rpm / 92 cv (gasolina) @ 5.250 rpm

Torque máximo
14,1 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm / 13,7 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm

Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial

Câmbio
Mecânico, 5 velocidades

Relações de transmissão
1ª 3,72:1
2ª 2,05:1
3ª 1,39:1
4ª 1,03:1
5ª 0,80:1
Ré 3,55:1
Diferencial 4,21:1

Sistema de Freios
Duplo circuito em “X”, discos sólidos dianteiros com 259 mm de diâmetro, e tambores na traseira, com 203 mm de diâmetro.

Suspensão dianteira
Tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais.

Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.

Direção
Hidráulica, diâmetro giro 10,5 m

Rodas
Liga Leve

Dimensões externas

Comprimento do veículo: 4.021 mm
Largura do veículo / com retrovisores: 1.746 mm / 2.000 mm
Altura do veículo: 1.528 mm
Distância entre-eixos: 2.591 mm
Volume do porta-malas min/máx: 320 / 1.200
Tanque de combustível: 50 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 174 km/h (etanol) / 172 km/h (gasolina)
0 a 100Km/h: 11,7 s (etanol) / 12,1 s (gasolina)

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