Advertisement


Motor Cursor 9 FPT

A FPT Industrial é a fornecedora do “Ônibus Sustentável do Ano 2020” na categoria intercidades. O modelo eleito foi o Iveco Bus Crossway Natural Power, equipado com a mais recente geração do motor Cursor 9 a gás natural da FPT. Esse propulsor de seis cilindros entrega potência máxima de 360 cv a 2.000 rpm e 167,2 kgfm de torque a 1.100 rpm.

A empresa possui atualmente cerca de 50 mil motores a gás natural vendidos em todo o mundo, tecnologia que reduz significativamente as emissões de CO2, seja com a forma comprimida ou liquefeita do gás natural. Eles também funcionam com biometano, reduzindo as emissões para quase zero.

Segundo a FPT, o motor Cursor 9 a gás natural funciona com combustão estequiométrica e injeção multiponto sequencial, garantindo o melhor consumo de combustível na sua classe. Para respeitar o padrão europeu de emissões Euro VI, esse modelo se baseia em um simples catalisador de três vias, sem recirculação dos gases de escape (EGR).

O Prêmio de Ônibus Sustentável avalia uma série de critérios de sustentabilidade, como conforto, níveis de ruído, segurança e o compromisso geral do fabricante com a sustentabilidade. O júri é composto por representantes das principais revistas europeias do setor de ônibus.