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FPT Industrial desenvolve 49 novas versões de motores para atender ao MAR-I

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A FPT Industrial, fabricante de motores, anuncia a conclusão do processo de modernização dos motores destinados aos setores de construção e agrícola, que passam a contar com tecnologias que permitem menores níveis de emissões de poluentes e de ruído. Em novembro a empresa concluiu os testes para homologação do último motor em conformidade com a legislação MAR-I (Tier 3), de um total de 49 novas versões.

As homologações foram realizadas no centro técnico da FPT em Betim, MG, em dinamômetro para medição de emissões, de acordo com o ciclo NRSC – (Non Road Steady-state Cycle, ou seja ciclo estacionário para equipamentos fora-de-estrada) também conhecido como ciclo de oito pontos. O método utilizou diesel padrão com características controladas de acordo com a nova legislação.

De acordo com Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial na América Latina, “para alcançar a homologação de 49 novas versões, o desenvolvimento deste novo portfólio promoveu a evolução de tecnologias de controle em nossos processos nas plantas industriais da América Latina, que incluíram novos dispositivos em conceito Poka Yokes (dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos), além do desenvolvimento e validação de novos componentes e novos bancos de provas”, afirma o executivo. No Brasil, a linha de produção de Sete Lagoas produzirá as novas versões dos motores N45 mecânico e N67 nas versões mecânico e eletrônico. Já na linha de Córdoba, Argentina, serão produzidos os modelos N67 e Cursor 9, 10 e 13.

Segundo a FPT, quando comparados com suas respectivas versões anteriores, os novos motores emitem até 40% menos poluentes. Isso representa a redução de emissão de Material Particulado (MP) na atmosfera em cerca de 1 mil toneladas ao ano e de 12 mil toneladas de Óxidos de Nitrogênio, considerando-se os volumes de produção de máquinas e tratores no mercado brasileiro anualmente. Os novos motores desenvolvidos pela FPT Industrial são validados para operar com diesel S500.

A fase MAR-I entrou em vigor de forma escalonada no mercado brasileiro. A partir de 2015, todos os novos modelos de motores introduzidos no mercado de construção, com potência igual ou superior a 37 kW (50 cv) até 560 kW (761 cv) já deveriam estar enquadrados na norma. Para 2017, todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 560 kW (761 cv) devem atender a exigência.

No segmento agrícola a aplicação seguiu regras diferentes. Todos os modelos lançados com potência igual ou superior a 75 kW (101 cv) até 560 kW (761 cv) deverão estar em conformidade a partir de 2017. Em 2019 todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 75 kW (101 cv) já devem atender a norma.

De acordo com Alexandre Xavier, a partir do MAR-I o Brasil passa a trabalhar com os mesmos padrões de China e Índia. EUA e Europa já estão em fase mais avançada de emissões com padrões Tier 4B.

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