Versão Bluemotion do compacto é o único da marca equipado com o moderno propulsor de três cilindros, que propicia ótima performance muita economia, sem deixar de lado o fator sustentabilidade
A Volkswagen já havia efetuado alterações estéticas no Novo Fox, mas a principal novidade da montadora foi destinada a versão Bluemotion lançada este ano. De acordo com a marca, o conceito da versão Bluemotion é agregar alto desempenho sem prejudicar o meio ambiente, isto é, mobilidade sustentável. E o responsável por esse objetivo é o novo motor EA211 1.0, único três cilindros da marca.
A fabricante explica que o motor EA211 1.0l utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, eliminando os cabos de velas e as perdas elétricas e colaborando para maior eficácia na combustão. É o primeiro motor do Brasil que recebeu o sistema de partida a frio nessa faixa de cilindrada. O sistema que equipa o Fox Bluemotion ,dispensando a utilização do tanque auxiliar para gasolina, utiliza galeria de injeção desenvolvida com material polimérico, aumentando os benefícios do conjunto em relação ao instalado no Polo E-Flex, em 2009.
No quesito potência, o propulsor gera 75 cv a 6250 rpm, quando abastecido com gasolina e 82 cv a 6250 rpm, abastecido com etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm a 3000 rpm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol na mesma faixa de rotação. Na prática, digamos que o carrinho anda muito bem na estrada, com velocidade e agilidade, e na cidade, bom, é um compacto, versátil e econômico.
O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C. A partida do motor é assistida, tornando desnecessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para o gerenciador ECU (Unidade Eletrônica de Controle) comandar todo o processo de partida. A partida só é possível se o motorista acionar completamente o pedal de embreagem.
A arquitetura de três cilindros além de significar o uso de menos componentes, também contribui para a redução de perda de calor, proporcionando mais eficiência térmica. Outro fator preponderante para manter a temperatura ideal do propulsor é a posição da vela de ignição, instalada entre as válvulas de admissão e de escape, e o coletor de escape que é integrado em uma única peça com refrigeração líquida. O coletor de admissão é feito de material polimérico de baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição.
O circuito de arrefecimento foi desenvolvido com duas válvulas termostáticas, podendo gerar temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, tornando o óleo mais fluido e diminuindo o risco de atrito. Neste caso, a temperatura do cabeçote é menor, conferindo mais economia e desempenho ao veículo.
O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. Em circunstâncias de alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do catalisador, permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica ideal para o motor.
O virabrequim está mais leve com menos contrapesos e mancais com diâmetro reduzido, mesmo caso das bielas com menor seção transversal e que, segundo pesquisa da marca, está 20% mais leve que seu antecessor. As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas têm desenho trioval, proporcionando mais estabilidade na correia dentada e de sua flutuação angular, minimizando atrito e vibração e aumentando a durabilidade do sistema.
A área do cabeçote é feita de alumínio, o que, segundo a Volkswagen, representa uma redução de 24kg em relação a um modelo de quatro cilindros. São quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, com comando de admissão variável contínua, atribuindo mais economia de combustível, melhores níveis de emissão e melhor resposta em situações de baixo regime de rotação.
MOTOR
Combustível: Gasolina (E22) e Etanol (E100)
Cilindrada (cm: 999
Diâmetro do cilindro x curso dos pistões: (mm): 74,5 x 76,4
Válvulas por cilindro / disposição / nº de cilindros: 04 / 01 – Em linha / 3
Posição: Transversal a frente do eixo
Potência máxima: 75 cv a 6250 rpm (gasolina) – 82 cv a 6250 rpm (etanol)
Torque máximo: 9,7 kgfm a 3000 rpm (gasolina) – 10,4 kgfm a 3000 rpm (etanol)
Taxa de Compressão: 11,5:1
Formação de mistura: Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 17.5.24
TRANSMISSÃO
Conjunto Câmbio-diferencial: Manual, cinco marchas á frente, acionamento por cabos
Embreagem: Monodisco com acionamento hidráulico
Rodas motrizes: Dianteiras
Relações de Marcha:
1ª – 3,769:1;
2ª – 2,095:1;
3ª – 1,281:1;
4ª – 0.927:1;
5ª – 0,740:1;
ré – 3,182:1
Relação de diferencial: 4,929
O carro é equipado com transmissão manual de cinco marchas, que casa muito bem com o motor. É suave nos engates e rápida na resposta. O conjunto de suspensão também é bem ajustado, com dianteira independente do tipo McPherson e traseira interdependente, ambas com molas helicoidais, já os freios contém duplo circuito hidráulico em diagonal com servo-freio a vácuo.
FREIOS
Duplo circuito hidráulico em diagonal , servofreio à vácuo
Dianteiros: Disco de freio ventilado, diâmetro de 256mm
Traseiros: Tambor de freio com regulação automática, diâmetro de 200mm
Os itens de série do veículo são direção eletro-hidráulica, computador de bordo, indicador de troca de marchas, conta giros, rodas em aço 14’’, entre outros. Faróis duplos escurecidos, volante multifuncional, ar-condicionado, vidros elétricos, alarme keyless, entre outros, são oferecidos como acessórios opcionais. A versão quatro portas do Fox BlueMotion acrescenta banco traseiro com coluna de direção ajustável, faróis e lanterna de neblina e sensor de estacionamento traseiro. O Fox Bluemotion custa a partir de R$ 32.590.
SUSPENSÃO
Dianteira: Suspensão independente do tipo Mc Pherson com mola integrada helicoidal e diâmetro da barra estabilizadora de 19mm
Traseira: Suspensão interdependente com braço longitudinal e mola helicoidal
DIREÇÃO
Tipo: Eletro-hidráulica
Diâmetro de giro do veículo (m): 10,8
Relação de direção (média): 15,8:1
Voltas no volante (batente a batente): 2,9