Formula Indy terá motores turbinados em 2012

Entrando na tendência do downsizing, os motores da Formula Indy diminuirão de tamanho no próximo ano. Antes, fornecidos apenas pela Honda, eram V8 com 3,5 litros de capacidade. Em 2012, com mais fábricas na disputa, serão blocos 2.4 com quatro ou seis cilindros, com turbocompressores BorgWarner EFR (Engineered For Racing), com potência variando entre 560 e 700 cv. A própria montadora japonesa já anunciou que oferecerá para os times seu novo propulsor, V6 biturbo de 2,4 litros, 40% mais barato do que os utilizados neste ano.

9279

A BorgWarner, única fornecedora dos turbos da categoria para 2012, explica que os novos motores poderão optar pelo uso de um ou dois turbocompressores BorgWarner EFR, cada um com dois tamanhos de carcaça de turbina, dependendo do traçado de cada pista.

A linha EFR, segundo a fabricante, foi desenvolvida com rotores de turbina em liga de “titanium aluminide”, mancais de rolamentos com esferas em cerâmica e carcaça da turbina de aço inoxidável. Na versão para a F-Indy, os turbos EFR foram customizados através de técnicas de redução de peso e carcaças de saída projetadas especificamente para esta utilização.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php