Curso do Sindirepa-SP com apoio da Controlar já formou mais de 600 profissionais, visando diminuir o número de reprovações na Inspeção Veicular Ambiental, em São Paulo/SP
Texto: Fernando Lalli
Números levantados pela Controlar na Inspeção Veicular em São Paulo/SP mostram um dado preocupante: a maioria dos veículos não aprovados é rejeitada nas etapas pré-visual e visual, ou seja, antes mesmo da medição de emissão de poluentes. No entanto, a empresa que administra a inspeção veicular na capital paulista também constatou que alguns itens que levam o veículo a ser rejeitado poderiam ser detectados durante a manutenção preventiva, de responsabilidade do mecânico.
Salvador Parisi, vice-presidente do Sindirepa-SP, ministra as aulas do curso
Disso, surgiu a iniciativa do Sindirepa, com o apoio da própria Controlar, em realizar o curso de “Formação de Mecânicos para Inspeção Ambiental Veicular”, que tem como objetivo capacitar os profissionais (proprietários de centros automotivos, mecânicos reparadores, de retíficas, de escapamentos e balconistas de autopeças), promover a troca de experiências e, acima de tudo, reduzir o número de rejeições e reprovações na inspeção.
O curso aborda desde a legislação até os procedimentos necessários para a regulagem do veículo. Além disso, os mecânicos recebem um check-list para realizar a pré-inspeção em suas próprias oficinas. Segundo a Controlar, o programa traz muitos casos práticos, através de imagens que comparam exemplos certos e errados e, com a aplicação desse material no dia-a-dia, a empresa afirma que os mecânicos conseguem antecipar e reparar vários casos de reprovação ou rejeição.
Até o momento, segundo a Coletiva Futuro, que administra o curso, 641 profissionais de 315 oficinas mecânicas participaram do treinamento e outras 980 pessoas estiveram nas palestras de divulgação do programa. Até o final de 2013, são esperados mais 500 profissionais da reparação automotiva nas salas de aula.
As turmas acontecem mensalmente no Centro de Inspeção da Barra Funda. Ao final do curso, o profissional e a oficina, recebem o certificado de participação. A inscrição pode ser feita pelo site www.formacaomecanicos.com.br ou pelo telefone (11) 3674-7220.