Ford relança a Série F no Brasil

Linha formada pelo semileve F-350 e os leves F-4000 e F-4000 4X4 é equipada com Cummins Euro 5 2.8 de 150 cv

Texto: Belisa Frangione
Fotos: Divulgação

Após ser descontinuada em 2011 por não atender às normas de emissões de poluentes, a Ford anunciou, na última semana, a volta da Série F ao Brasil. A linha de caminhões, formada pelo semileve F-350 e os leves F-4000 e F-4000 4X4 será produzida na fábrica de São Bernardo do Campo/SP.

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Ford F-350

Os três modelos são equipados com motor Cummins Euro 5 2.8 de 150 cv. Esse propulsor atende à norma ambiental Proconve P7 (Euro 5), com sistema de redução catalítica seletiva (SCR) de pós-tratamento de gases com o reagente Arla 32, e vem preparado para o uso de biodiesel B20, ou seja, pode ser abastecido com até 20% de biocombustível misturado ao diesel convencional. Também em comum para toda a linha é a nova transmissão Eaton de cinco velocidades.

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Ford F-4000 4X2

O F-350 tem eixo traseiro Dana M 267 e suspensão dianteira tipo Twin-I-Beam com barra estabilizadora. O F-4000 tem eixo traseiro M 286 e suspensão dianteira em eixo rígido tubular com barra estabilizadora. Ambos têm suspensão traseira em eixo rígido, com barra estabilizadora, amortecedores dianteiros e traseiros telescópicos, hidráulicos de dupla ação. Os freios de serviço são hidráulicos, de duplo circuito, com servo-freio assistido pela bomba de direção, sistema antitravamento ABS nas quatro rodas e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) de série.

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Ford F-4000 4X4

O F-350 tem rodado simples, peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. O F-4000 tem rodado duplo, peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg. E por fim, o F-4000 4×4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. O ângulo de entrada é de 26 graus e o ângulo de saída é de 27 graus.

De acordo com a Ford, o programa de pré-venda lançado em maio para a reserva da Nova Série F somou mais de 800 pedidos e 220 mil acessos no site exclusivo.

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SISTEMA DE MONITORAMENTO
Outra novidade na Série F é o Ford Trac, um sistema de monitoramento e gerenciamento de frota. Os caminhões saem da fábrica com o equipamento instalado e a comercialização e a ativação do serviço são feitas nos distribuidores Ford.

O sistema Ford Trac utiliza canal de comunicação de celular GPRS. Entre as funcionalidades estão a localização do caminhão com histórico de posições, extração dos dados de condução (velocidade, RPM, consumo de combustível e nível de NOx), definição de rotas e áreas de risco e serviço de pronta resposta nacional.

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MEDIDAS
O F-350 tem comprimento de 5.730 mm e altura sem carga de 1.942 mm. Já o F-4000 tem comprimento de 6.318 mm, largura de 2.023 mm e altura de 2.031 mm sem carga.

PREÇOS
O preço sugerido do modelo F-350 é R$ 101.290, o F-4000 sai por R$ 117.290 e o F-4000 4×4 por R$ 133.290.

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Ford F-350

FICHAS TÉCNICAS

F-350
Motor
Marca/Modelo – Cummins / ISF2.8L 150 P7-2
Tipo – Diesel – 4 cilindros em linha
Potência máxima – cv (Kw) / rpm – 150 (110 ) / 3.200
Torque máximo – Nm / rpm – 360 / 1.500 – 2.900
Cilindrada total (cm3) – 2.776
Relação de compressão – 16,9:1
Sistema de injeção – Injeção Eletrônica – Common Rail

Transmissão (Caixa de mudanças)
Marca – Eaton
Modelo – FSO 4505 C
Acionamento – Manual, por alavanca no assoalho
Marchas – 5 à frente, 1 ré
Relação de transmissão – 5,76:1; 2,73:1; 1,62:1; 1,00:1; 0,77:1; 5,50:1

Embreagem
Marca – LUK
Acionamento – Hidráulico
Tipo – Auto-ajustável, monodisco orgânico (push)
Diâmetro (mm) – 303

Eixo Traseiro Motriz
Marca – Dana
Modelo – 70
Redução – 4,56:1

Suspensão
Dianteira
Eixo – “Twin-I-Bean” com barra estabilizadora
Molas – Molas heliocoidais
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Traseira
Tipo – Eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora
Molas – Feixe de molas semi-elípticas
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

Sistema Elétrico
Alternador (V / A) – 14 / 90
Bateria (quantidade / V / CCA / Ah) – 1 / 12 / 750 / 78

Rodas e Pneus
Rodas – Aço Estampado
Medidas (em polegadas) – 7,00 x 16,00
Pneus – LT 265 / 75R 16

Freios
De serviço – Hidráulico, com servo-freio assistido pela bomba de direção, dois circuitos independentes, com ABS e EBD
De estacionamento – Mecânico, atuando nas rodas traseiras por meio de cabos

Direção
Marca/modelo – TRW / TAS 20
Tipo – Hidráulica, com esferas recirculantes

Desempenho do Veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro – 4,56:1
Velocidade máxima em PBT / PBTC (km/h) – 116
Capacidade máxima de subida (%)
Com PBT / PBTC – 65 / 47
Partida em rampa ( % )
Com PBT / PBTC – 32 / 22
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Longarina (mm)
Material – ESA-M1A35-C – (248MPa) – 7,1mm

Pesos (kgf)
Pesos em ordem de marcha
Eixo dianteiro – 1.423
Eixo traseiro – 949
Total – 2.372
Pesos – limite máximo especificado
Eixo dianteiro – 1.660
Eixo traseiro – 3.100
Total admissível – 4.760
Peso Bruto Total (PBT) Homologado – 4.500
Carga Útil + Carroceria – 2.128
Capacidade Máxima de Tração (CMT) – 5.700

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível – 105
Reservatório de ARLA32 – 20,5
Óleo do motor
Com filtro – 5

Chassi / Dimensões (mm)
A – Distância entre eixos – 3.581
B – Comprimento total – 5.730
C – Balanço dianteiro – 947
D – Balanço traseiro – 1.202
E – Largura (paralama a paralama) – 2.023
F – Bitola Traseira – 1.755
G – Bitola Dianteira – 1.738
H – Diâmetro de giro do veículo parede a parede – 15.800
I – Distância do eixo dianteiro ao painel traseiro da cabine – 2.055
J – Altura do veículo ( vazio ) – 1.942
L – Altura da cabine acima das longarinas – 1.258
M – Largura externa do chassi – 859

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Ford F-4000 4X2

F-4000 4X2
Motor
Marca/Modelo – Cummins / ISF2.8L 150 P7-2
Tipo Diesel – 4 cilindros em linha
Potência máxima – cv (Kw) / rpm 150 (110 ) / 3.200
Torque máximo – Nm / rpm – 360 / 1.500 – 2.900
Cilindrada total (cm3) – 2.776
Relação de compressão – 16,9:1
Sistema de injeção – Injeção Eletrônica – Common Rail

Transmissão (Caixa de mudanças)
Marca – Eaton
Modelo – FSO 4505 D
Acionamento – Manual, por alavanca no assoalho
Marchas – 5 à frente, 1 ré
Relação de transmissão – 6,13:1; 2,83:1; 1,53:1; 1,00:1; 0,77:1; 5,50:1

Embreagem
Marca – LUK
Acionamento – Hidráulico
Tipo – Auto-ajustável, monodisco orgânico (push)
Diâmetro (mm) – 303

Eixo Traseiro Motriz
Marca – Dana
Modelo – 80
Redução – 5,38:1

Suspensão
Dianteira
Eixo – Eixo rígido tubular com barra estabilizadora
Molas – Feixe de molas parabólicas
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Traseira
Tipo – Eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora
Molas – Feixe de molas principal semi-elípticas e auxiliar parabólicas
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

Sistema Elétrico
Alternador (V / A) – 14 / 90
Bateria (quantidade / V / CCA / Ah) – 1 / 12 / 750 / 78

Rodas e Pneus
Rodas – Aço Estampado
Medidas (em polegadas) – 6,00 x 17,50
Radiais sem câmara (Direcionais) – 215/75R 17.5

Freios
De serviço – Hidráulico, com servo-freio assistido pela bomba de direção, dois circuitos independentes, com ABS e EBD
De estacionamento – Mecânico, atuando nas rodas traseiras por meio de cabos

Direção
Marca/modelo – TRW / TAS 20
Tipo – Hidráulica, com esferas recirculantes

Desempenho do Veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro – 5,38:1
Velocidade máxima em PBT – 117
Capacidade máxima de subida (%)
Com PBT / PBTC – 40 / 27
Partida em rampa ( % )
Com PBT / PBTC – 27 / 14
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Longarina (mm)
Material – ESA-M1A35-C – (248MPa) – 8,1mm

Pesos (kgf)
Pesos em ordem de marcha
Eixo dianteiro – 1.653
Eixo traseiro – 1.198
Total – 2.851
Pesos – limite máximo especificado
Eixo dianteiro – 2.450
Eixo traseiro – 4.720
Total admissível – 7.170
Peso Bruto Total (PBT) Homologado – 6.800
Carga Útil + Carroceria – 3.949
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – 10.400
Capacidade Máxima de Tração (CMT) – 10.400

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível – 135
Reservatório de ARLA32 – 20,5
Óleo do motor
Com filtro – 5

Chassi / Dimensões (mm)
A – Distância entre eixos – 4.181
B – Comprimento total – 6.318
C – Balanço dianteiro – 947
D – Balanço traseiro – 1.190
E – Largura (paralama a paralama) – 2.023
F – Bitola traseira – 1.739
G – Bitola dianteira – 1.738
H – Diâmetro de giro do veículo parede a parede – 18.900
I – Distância do eixo dianteiro ao painel traseiro da cabine – 2.055
J – Altura do veículo (vazio) – 2.031
L – Altura da cabine acima das longarinas – 1.264
M – Largura externa do chassi – 868

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Ford F-4000 4X4

F-4000 4X4
Motor
Marca / Modelo – Cummins / ISF2.8L 150 P7-2
Tipo – Diesel – 4 cilindros em linha
Potência máxima – cv (kw) / rpm – 150 (110) / 3.200
Torque máximo – Nm / rpm – 360 / 1.500 – 2.900
Cilindrada total (cm3) – 2776
Relação de compressão – 16,9:1
Sistema de injeção – Injeção Eletrônica – Common Rail

Transmissão (Caixa de mudanças)
Marca – Eaton
Modelo – FSO 4505 D
Acionamento – Manual, por alavanca no assoalho
Marchas – 5 à frente, 1 ré
Relação de transmissão – 6,13:1; 2,83:1; 1,53:1; 1,00:1; 0,77:1; 5,50:1

Embreagem
Marca – LUK
Acionamento – Hidráulico
Tipo – Auto-ajustável, monodisco orgânico (push)
Diâmetro (mm) – 303

Eixo Traseiro Motriz
Marca – Dana
Modelo – 80 (antiderrapante)
Redução – 4,88:1

Suspensão
Dianteira
Eixo – Eixo rígido tubular com barra estabilizadora
Molas – Feixe de molas parabólicas
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Traseira
Tipo – Eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora
Molas – Feixe de molas principal semi-elípticas e auxiliar parabólicas
Amortecedores – Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

Sistema Elétrico
Alternador (V / A) – 14 / 90
Bateria (quantidade / V / CCA / Ah) – 1 / 12 / 750 / 78

Rodas e Pneus
Rodas – Aço Estampado
Medidas (em polegadas) – 6,00 x 17,50
Pneus
Radiais sem câmara (Uso misto) – 215/75R 17.5

Freios
De serviço – Hidráulico, com servo-freio assistido pela bomba de direção, dois circuitos independentes, com ABS e EBD
De estacionamento – Mecânico, atuando nas rodas traseiras por meio de cabos

Direção
Marca/modelo – TRW / TAS 20
Tipo – Hidráulica, com esferas recirculantes

Desempenho do Veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro – 4,88:1
Velocidade máxima em PBT – 126
Capacidade máxima de suvida (%)
Com PBT – 39 (>70 4×4 Low)
Com CMT – 12 (>60 4×4 Low)
Partida em rampa (%)
Com PBT – 21 (>70 4×4 Low)
Com CMT – 12 (>40 4×4 Low)
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Pesos (kgf)
Pesos em ordem de marcha
Eixo dianteiro – 1.788
Eixo traseiro – 1.202
Total – 2.990
Pesos – limite máximo especificado
Eixo dianteiro – 2.450
Eixo traseiro – 4.720
Total admissível – 7.170
Peso Bruto Total (PBT) Homologado – 6.800
Carga Útil + Carroceria – 3.810
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – 10.400
Capacidade Máxima de Tração (CMT) – 10.400

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível – 135
Reservatório de ARLA32 – 20,5
Óleo do motor
Com filtro – 5,00

Chassi / Dimensões (mm)
A – Distância entre eixos – 4.181
B – Comprimento total – 6.318
C – Balanço dianteiro – 947
D – Balanço traseiro – 1.190
E – Largura (paralama a paralama) – 2.023
F – Bitola traseira – 1.739
G – Bitola dianteira – 1.738
H – Diâmetro de giro do veículo parede a parede – 18.900
I – Distância do eixo dianteiro ao painel traseiro da cabine – 2.055
J – Altura do veículo (vazio) – 2.055
L – Altura da cabine acima das longarinas – 1.264

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