Ford mostra tecnologia para reduzir emissões

Lincoln MKT ConceptOs salões internacionais realizados no início de 2008 mostram as novas tendências para reduzir as emissões dos veículos. Um dos exemplos é a tecnologia EcoBoost, apresentada pela Ford em janeiro, em Detroit, nos Estados Unidos, que reduz o tamanho dos motores, o consumo de combustível e a emissão de CO2 (dióxido de carbono), e deverá ser aplicada em motores de 4 e 6 cilindros de veículos que atualmente utilizam propulsores de 6 e 8 cilindros. A estratégia de redução do tamanho dos motores, com a combinação de turbo com injeção direta é defendida pela Honeywell Turbo Technologies como recurso para a economia de combustível e menor emissão de CO2.

De acordo com a montadora, a EcoBoost poderá ser usada em uma ampla variedade de motores para diferentes categorias, desde automóveis compactos até pick-ups “full size”. A empresa prevê que dentro dos próximos cinco anos cerca de 500 mil veículos com essa configuração serão vendidos anualmente nos Estados Unidos.

Os primeiros automóveis com a tecnologia EcoBoost em Detroit foram o carro-conceito Ford Explorer America e o Lincoln MKT (foto acima). O Ford Explorer America, equipado com motor de 2,0 litros e 4 cilindros, apresentou potência na faixa de 280 cv e torque de 39 kgfm, valores e segundo a empresa são extremamente elevados para a categoria. O Lincoln MKT com motor V-6, 3,5 litros e turboalimentação dupla tem desempenho superior a um V-8, com 4,6 litros, possui potência de 344 cv e torque de 47 kgfm. Segundo a marca, trata-se do sedã 4×4 mais potente e de menor consumo de combustível do mercado norte-americano. Para a Honeywell, a combinação turbo e injeção direta poderá resultar em até 20% de eficiência energética e de redução das emissões de CO2.

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