Ford lançará motor 1.0 de três cilindros e transmissão de oito marchas

A Ford vai lançar na América do Norte o motor 1.0 EcoBoost de três cilindros, atualmente em fase de calibração final. Apresentado inicialmente no conceito Ford Start, o propulsor é o menor já produzido mundialmente pela Ford e será acompanhado por uma caixa de velocidades de oito marchas. Desenvolvido no Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido, o motor foi projetado para oferecer o mesmo desempenho de um quatro cilindros, mas com muito menos consumo e emissões.

Para reduzir o gasto de combustível, a Ford redesenhou o virabrequim e elaborou um sistema de arrefecimento dividido para que o bloco aqueça antes da cabeça dos cilindros, o que melhora o consumo em tempo frio. O tubo de exaustão foi fundido na cabeça do cilindro, formando uma peça única, com o objetivo de reduzir a temperatura dos gases de exaustão e permitir que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla, melhorando a mistura ar/combustível. O motor também vai possuir turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável (Ti-VCT).

De acordo com a montadora, o 1.0 EcoBoost estará disponível globalmente em seus carros pequenos, e irá revelar mais detalhes técnicos e funcionais em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha. “O novo motor introduz muitas tecnologias que algum dia poderão fazer parte do DNA dos propulsores Ford”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia Global de Motores da Ford.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php