A Ford aumentou a utilização de materiais naturais e recicláveis na produção dos veículos. No Brasil, além de garrafas PET recicladas destinada para as forrações, passou a usar o polipropileno reciclado com fibra de sisal. Nos Estados Unidos, todos os veículos da marca usam espuma de soja nos bancos, e 75% aplicam esse material no apoio de cabeça, como a F-150, Taurus, Explorer e Fusion.
A espuma de soja é 24% mais renovável que a espuma derivada do petróleo. O material contribuiu para a redução do consumo anual de petróleo da Ford em mais de 1.360 toneladas, e diminuiu as emissões de dióxido de carbono em mais de 6.800 toneladas. Além disso, a espuma corta em 67% as emissões de compostos orgânicos voláteis.
A montadora junto com o fornecedor Lear recebeu diversos prêmios pelo desenvolvimento da espuma de soja. Atualmente, continua a pesquisar o uso de outras fontes para a produção de espumas, como óleo de babaçu, canola e girassol.
Outros exemplos de materiais reciclados e renováveis da marca são porta-objetos feitos com palha de trigo, resinas recicladas para cobertura de assoalho, tecidos de bancos com fios reciclados e componentes internos plásticos reforçados com fibras naturais.