A Ford vai equipar o novo Mustang Shelby GT350 com o mais potente motor naturalmente aspirado que a marca já produziu em série. O propulsor V8 5.2 (5.163 cm³) será capaz de gerar 533 cv de potência a 7.500 rpm e 59,3 kgfm de torque a 4.750 rpm. É também o motor de giro mais alto que a Ford já produziu para veículos de rua, com “zona vermelha” em 8.250 rpm. A fabricante ressalta que não é só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford, mas também o mais eficiente em termos de potência específica, com 103 cv por litro, sem turbo ou qualquer outro tipo de sobrealimentação.
O destaque do novo motor V8 5.2 é o virabrequim de perfil plano, configuração encontrada em esportivos da Ferrari e carros de corrida. A fabricante explica que, nos motores V8 tradicionais, o virabrequim é de perfil cruzado: as suas seções formam ângulos de 90 graus. No novo Ford V8 5.2, as seções do eixo são dispostas em 180 graus, formando uma linha reta de contrapesos quando vistas do mesmo ponto.
Na prática, segundo a Ford, além de mudar o som característico dos motores V8, o virabrequim de perfil plano ajuda a melhorar a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna os dois bancos de cilindros. Isso melhora a respiração do motor e, assim, gera mais potência. Essa configuração também ajuda na flexibilidade da curva de torque, que entrega 90% do torque máximo entre 3.450 rpm e 7.000 rpm.
A Ford define a arquitetura de cilindros do V8 5.2 como “oversquare”, em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso – no caso, 94×93 milímetros. A taxa de compressão é de 12,0:1. Tanto as válvulas de admissão como de escape têm uma elevação de 14 milímetros. O corpo do acelerador é de ação rápida e tem 87 milímetros, o maior já usado em um motor Ford. O bloco é produzido em alumínio.
O Ford Mustang GT350 chega ao mercado dos Estados Unidos no final do ano juntamente com a versão GT350R. Nas duas versões, o novo V8 é acompanhado da transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada para altas rotações, com carcaça leve de alumínio fundido, dupla embreagem e volante de massa dupla, otimizados para redução do peso e inércia.
“O programa do Shelby GT350 começou com um objetivo claro – criar o Mustang de série mais equilibrado, ágil e emocionante já produzido”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance. “Todas as mudanças que fizemos nesse carro foram voltadas para os requisitos funcionais de um motor poderoso. Esse V8 5.2 naturalmente aspirado com virabrequim de perfil plano e alta rotação atende todas as metas que estabelecemos – alta potência, ampla curva de torque, resposta agressiva do acelerador e baixo peso.”
“Um Mustang tão excepcional como o Shelby GT350 merece um motor igualmente extraordinário”, diz Dave Pericak, diretor da Ford Performance. “O novo V8 5.2 naturalmente aspirado se encaixa perfeitamente na dinâmica equilibrada do Shelby GT350 e acreditamos que se tornará um ícone de desempenho.”