O Novo Ford Ka, cujo lançamento ocorreu em fevereiro deste ano, fechou seu primeiro mês de vendas com alta procura e atingiu um volume de aproximadamente 4 mil unidades emplacadas. Segundo a empresa, esse desempenho deverá ser ampliado com a previsão de produção de 6 mil unidades em março, e que já coloca o modelo entre os mais vendidos do País. A marca destaca que entre as vantagens do veículo estão os preços de manutenção e o custo de seguro.
“Quando um consumidor compra um carro, principalmente neste segmento de entrada, ele tem em mente todos os gastos que cabem no seu bolso, incluindo peças de reposição e seguro. Como base, existe uma tabela de manutenção periódica que as montadoras informam. No caso do Novo Ka, é a mais baixa do mercado e se fosse paga por dia, custaria menos do que R$ 0,60 no primeiro ano de uso”, disse Antonio Taranto, diretor de Operações de Serviço ao Cliente.
– Pesquisa Cesvi
Esse valor confirma a pesquisa feita pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), que aponta a cesta básica de peças do Novo Ka como a de menor custo entre os concorrentes diretos do segmento. Num conjunto de 15 itens básicos, as peças do Novo Ka são 11% mas baratas. Além disso, foi apontado como o carro com menor custo de reparabilidade, índice que mede a facilidade, rapidez e custo do conserto após uma colisão.
O Novo Ka é o único do segmento a vir de fábrica com travas elétricas, controle remoto de abertura e fechamento das portas e do porta-malas, botão localizador, que produz um bip e pisca as luzes do veículo quando acionado, alarme volumétrico acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros, e sistema de imobilização antifurto, que permite somente o acionamento do motor com a chave original, protegida por código eletrônico.
– Vendas da Ranger Sport
A Ford destaca que a picape média Ranger Sport, que concorre na mesma faixa de preço com modelos comerciais compactos, foi lançada em dezembro e já registrou vendas de 835 unidades nos últimos três meses. O veículo disputa principalmente o segmento de luxo das picapes pequenas.
O modelo é baseado na versão XLS com cabine regular, possui visual esportivo e inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, farol de neblina, rádio-CD com MP3, rodas de 16 polegadas, pneus 245/70 R16 A/T, barra estabilizadora na suspensão traseira e alarme perimetral, com preço sugerido de R$ 52.815,00.
O crescimento nas vendas representado pela Ranger Sport e outros modelos a gasolina, incluindo as versões XLT e GNV, levou a linha a atingir em 2007 a sua melhor participação no mercado desde 2001, com 12.675 unidades e 18,1% do segmento de picapes médias, crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação a 2006. No primeiro bimestre de 2008 as vendas cresceram 71% em relação ao mesmo período do ano passado, com 2.651 unidades.