A Ford está comemorando os 20 anos de existência de sua divisão de desenvolvimento de supercarros, a SVT (Special Vehicles Team). A divisão de sespecializou em levar modelos aos limites de potência, desempenho e esportividade, sem perder as vantagens de custo da estrutura de produção seriada. Entre os modelos que receveram versões da SVT, estão o Mustang, o superesportivo GT, o médio Focus e a picape F-150.
A mais recente criação da SVT é o Shelby GT500 2013, baseado no Mustang e equipado com aquele que a Ford considera o motor V8 mais potente do mundo, que com seus 5,8 litros é capaz de gerar 671 cv. Segundo a Ford, para chegar a esse resultado, o motor, feito em alumínio, teve quase todas as peças alteradas para gerar mais potência, incluindo a adição de um novo supercharger, novo bloco e cabeçote, novos perfis de válvulas e eixo de comando de fibra de carbono.
O Shelby GT500 2013 ainda tem o pacote opcional “Performance Package”, que inclui amortecedores eletrônicos ajustáveis Bilstein, projetados pelo SVT, e diferencial com escorregamento limitado Torsen.