A Ford comemorou em 7 de outubro os 100 anos da linha de montagem de automóveis em série, criada pelo fundador da empresa, Henry Ford, que influenciou toda a indústria de produção de bens de consumo no mundo. A história relatada pela empresa conta que Henry e seus funcionários na fábrica de Highland Park criaram a linha de montagem a partir da simplificação da montagem de 3.000 componentes do Ford Modelo T, distribuindo-a em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores, enquanto uma correia puxava o chassi dos veículos ao longo da linha.
Linha de montagem do Ford Modelo T
O novo processo diminuiu o tempo de montagem de cada veículo de 12 horas para cerca de 90 minutos, assim, reduzindo o custo, o tempo e a mão de obra necessários para construir os carros. Com a evolução do método, a Ford conseguiu baratear o preço do Modelo T de 850 dólares para menos de 300 dólares, tornando-o acessível ao público. Segundo a Ford, em 1927, a empresa produzia um Modelo T a cada 24 segundos e vendeu mais de 15 milhões em todo o mundo, o que equivale à metade de todos os automóveis somados na época.
Evolução da fábrica da Ford em Highland Park:
Acima, em 1913 e, abaixo, em 1923
“A nova abordagem da Ford se espalhou rapidamente, não apenas entre outros fabricantes de carros mas também entre os produtores de fonógrafos, aspiradores, refrigeradores e outros bens de consumo”, diz Bob Casey, ex-curador do Museu Henry Ford. Em 1914, a Ford instituiu o dia de trabalho de 5 dólares, um salário significativo para a época, que permitia aos empregados comprar os veículos que produziam. Essa mudança gerou lealdade entre os empregados da empresa e abriu caminho para o crescimento de uma nova classe média de consumidores.
Henry Ford expandiu o seu conceito de linhas de produção e, em 1919, autorizou o início da produção do Modelo T no Brasil. Em 1921, construiu a primeira linha de montagem brasileira em série na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Para o futuro, a Ford prevê que 90% de suas fábricas no mundo irão operar em altas escalas de trabalho aumentando em mais de 30% o tempo de produção. Em 2013, a empresa espera produzir cerca de 6 milhões de veículos. Até 2015, a Ford vai inaugurar 14 fábricas, incluindo a Fábrica de Motores de Camaçari, na Bahia, em 2014, e outras na China, Rússia, Índia, Tailândia e Romênia. E, até 2017, espera produzir praticamente todos os seus veículos globalmente sobre nove plataformas. Hoje, utiliza 15 plataformas.