Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Ford chega a 1 milhão de motores Sigma produzidos em Taubaté/SP

A Ford comemora a marca de 1 milhão de motores Sigma produzidos em sua fábrica de motores em Taubaté/SP. A linha Sigma é formada pelos motores 1.5 e 1.6, nas versões flex e gasolina, e equipa os modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul. As unidades também são exportadas para equipar o New Fiesta produzido no México e o Focus montado na Alemanha e na Rússia. Segundo a Ford, no Brasil, dos 20 veículos avaliados pelo Inmetro/Conpet equipados com os motores Sigma, 14 contam com padrão A e 6 com padrão B de eficiência energética.

16361

Para o nosso país, são fornecidas as versões 1.5 DOHC e 1.6, esta última com a opção de duplo comando de válvulas variável (TiVCT), tanto na admissão como na exaustão. O Sigma foi o primeiro flex produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. Os pistões também são grafitados para redução de atrito. Outras características incluem tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade (5W20), bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável, monitor de carga da bateria, o acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um funcionamento silencioso e suave, com maior durabilidade.

Também segundo a Ford, a usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente. Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de teste de funcionamento a frio.

16360

A linha de montagem do Sigma foi inaugurada em Taubaté em dezembro de 2009, com um investimento de R$600 milhões e uma capacidade produtiva de crescimento exponencial. “A linha Sigma mostra a constante evolução e a grande tradição da Ford Taubaté em motores, com padrões mundiais de manufatura e qualidade. Desde o início de suas operações, em 1974, ela já produziu um total de cerca de 6 milhões de motores, incluindo os modelos OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o Mustang e o Thunderbird nos Estados Unidos”, diz Sérgio Naresi, gerente da Fábrica de Motores Sigma.

Os motores Ford Sigma são produzidos em cinco fábricas em quatro países, com plataforma global: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php