Ford celebra 80 anos do lançamento de sua primeira picape

A Ford comemora 80 anos do lançamento da primeira picape, tradição que começou com o desenvolvimento do utilitário cupê pelo projetista Lewis Bandt, em 1934. Segundo a montadora, o então diretor da montadora na Austrália, Herbert French, recebeu a carta da esposa de um fazendeiro de Gippsland, Victoria, que pedia ajuda dizendo que ela e seu marido precisavam de um carro para ir à igreja e um caminhão para levar os porcos ao mercado, mas que não podiam adquirir um carro ou um caminhão.

15759

O diretor encaminhou a carta à Lewis Bandt, que estava na Ford há poucos anos. O modelo foi considerado revolucionário na época, uma vez que era utilizado em diversas variações, entregando produtos de fazendas para cidades de todo o mundo. “O que a cliente queria era um veículo com o conforto de um carro de passageiros que também pudesse transportar carga”.

A diferença do projeto de Bandt é que ele desenvolveu seu utilitário como um cupê – para dois passageiros, com paineis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira. Ele combinou as laterais de uma picape em uma carroceria cupê, o que resultou em um perfil mais limpo e maior área de carga. Ele completou o projeto original em outubro de 1933 e rapidamente produziu dois protótipos para testes. Em janeiro de 1934, o utilitário da Ford entrou em produção, batizado por Bandt como “utilitário-cupê”.

O utilitário tinha motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado e amortecedores na traseira. O veículo rapidamente se tornou um sucesso nas comunidades rurais e vendeu 22.000 unidades entre 1940 e 1954.

Segundo a filha de Bandt, dra. Ros Bandt, o legado que seu pai deixou foi muito importante. “Meu pai criou um veículo de trabalho elegante e brilhante. Este é o legado que ele deixou para todos os agricultores e proprietários que dependem de seus utilitários em todo o mundo. Em suas palavras, ele queria que a esposa do fazendeiro e os porcos tivessem um passeio glorioso.”

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php