A Ford promove uma série de eventos nos Estados Unidos e outros países para homenagear os 150 anos do nascimento de seu fundador, Henry Ford. Nascido em 30 de julho de 1863, Henry foi o responsável pela criação da produção de automóveis em linha de montagem, modelo que influenciou praticamente toda a indústria mundial de bens de consumo.

Entre as festividades em homenagem a Henry Ford, a Ford destaca a celebração em sua cidade natal, Dearborn, no estado de Michigan, que aconteceu no último sábado, 27/07, no memorial a Henry Ford instalado na casa onde o fundador morou. A homenagem reuniu membros da família, além de empregados e aposentados da empresa, autoridades, exibição de veículos históricos, shows de música, dança e feira de produtos agrícolas e artesanato.
De acordo com a montadora, a introdução do automóvel no mercado de massa e as práticas gerenciais de Henry Ford, como a base salarial alta de seus empregados, faz com que muitos historiadores creditam a ele a criação da classe média nos Estados Unidos. “A visão do meu bisavô era melhorar a vida das pessoas tornando os carros acessíveis para as famílias médias”, disse o presidente do Conselho da empresa, Bill Ford, neto do fundador. “Sua ideia de produzir carros com preço razoável ainda repercute e define a nossa visão hoje”, completou.

História
Segundo um breve resumo da biografia de Henry Ford enviado pela montadora, seu primeiro veículo, batizado de Quadriciclo, foi construído durante a década de 1890. Em 1901, num apequena oficina, criou a Henry Ford Company, com a qual trabalhou em dois carros de corrida, o “Arrow” e o “999”. Após a vitória do “999” na Manufacturers Challenge Cup Race, em Grosse Pointe, Michigan, um negociante de carvão em Detroit, A.Y. Malcomson, ficou interessado em Ford e seus automóveis. Os dois se tornaram sócios e Ford começou a trabalhar em um novo carro. Com a vinda de novos investidores, a Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903.
Ainda segundo a montadora, um mês depois da fundação, o caixa da Ford chegou a menos de 250 dólares. A entrada salvadora de recursos veio em 13 de julho de 1903: um pagamento à vista e duas entradas da venda de três Modelos A, totalizando 1.320 dólares, mantiveram a empresa em operação. No final de 2012, um desses três carros (um Modelo A 1903 vermelho) foi recomprado em leilão por Bill Ford. Acredita-se que seja o carro de chassi número 30, único sobrevivente dos três vendidos naquele dia.
Em outubro de 1908, a Ford lançou o Modelo T, nono veículo produzido por Henry Ford e veículo que mudaria o panorama da indústria automobilística mundial. O veículo, chamado por Henry Ford, de “carro universal”, vendeu 15 milhões de unidades por ser um veículo barato e confiável, que podia ser mantido com facilidade e viajar pelas estradas precárias da época.
A linha de montagem para automóveis veio em 1913. A Ford descreve que carregadores e transportadores aéreos traziam as peças para a linha de montagem móvel, assim, aumentou a produção e reduziu o custo de produção. Em 1914, a Ford tinha 13 mil empregados e produziu cerca de 300 mil carros, enquanto outras 299 empresas com 66.350 empregados produziram cerca de 280 mil carros.
Henry Ford se aposentou pela primeira vez em 1919, passando a liderança da companhia para o filho Edsel. No mesmo ano, adquiriu a participação dos sócios minoritários da companhia e tornou-se o único dono da Ford Motor Company. Em 1943, Edsel morreu de câncer, aos 49 anos, e Henry retornou à presidência. Em 21 de setembro de 1945, aos 82 anos de idade Henry Ford renunciou novamente à presidência da empresa, indicando Henry Ford II, seu primeiro neto e filho mais velho de Edsel, como sucessor. O fundador da companhia morreria em 7 de abril de 1947.