Ford apresenta nova versão do Cargo para a Fórmula Truck

Em seu estande na 18ª edição da Fenatran (Salão Internacional dos Transportes) que acontece até esta sexta, 28/10, a Ford está exibindo o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. É a primeira vez que o modelo vem a público e, de acordo com a montadora, está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck.

Ford BrasilRelease FENATRAN 2011OUTUBRO 2011S√O PAULO/ANHEMBI

Entre as adaptações feitas com relação ao modelo que roda pelas estradas, o motor recebe um cuidado especial. O bloco Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, traz mudanças na câmara de combustão e no sistema de bomba injetora, com a utilização de turbinas especiais de alta pressão, com carga de aproximadamente 4 kg de pressão constante de ar. Pistões, bielas, cabeçote e virabrequim também são retrabalhados e o sistema de arrefecimento é redimensionado, para refrigerar água e ar na quantidade necessária. Com isso, a potência aumenta de 310 cv para 1.170 cv, e assim, segundo números da Ford, o Cargo de competição é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir a velocidade máxima de 235 km/h.

A transmissão Eaton é especial para competição: tem seis marchas e possui relações de “dente reto”, em vez de helicoidais, para aumentar a resistência. A Ford também mudou a suspensão, que ganhou novo desenho com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados.

Ford Brasil Release FENATRAN 2011 OUTUBRO 2011 S√O PAULO/ANHEMBI

Por sua vez, a cabine foi rebaixada, deixando o motor praticamente do lado do piloto, além de receber a “célula de sobrevivência” e ter seu peso reduzido, deixando o peso total do caminhão em torno de 4 mil kg. O painel tem conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, e um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem.

Já o tanque de combustível é feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, sendo posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. O pneu é o mesmo do modelo de série, diferenciando-se apenas por ser lixado para aumentar a aderência em pista seca.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php