A Ford está lançando a versão hatch do New Fiesta, que vem para competir no disputado mercado dos compactos premium e traz características que podem facilmente alçá-lo como o principal destaque do segmento. A personalidade forte de seu design esportivo pode ser resumida na sua parte frontal, que é distinta do New Fiesta sedã, mostrando que o modelo foi desenvolvido para ser um legítimo hatchback.
A segurança do modelo é destaque, assim como na versão sedã. Segundo a Ford, a estrutura da carroceria tem a aplicação de aços reforçados, ultra-reforçados e carbono para a proteção do habitáculo, que também conta com coluna de direção e pedais deformáveis. O banco do passageiro teve seu sistema de classificação alterado para otimizar a resposta dos dispositivos de segurança, os retrovisores ganharam área ampliada com sistema de aquecimento e piscas integrados e, como opcional, o New Fiesta Hatch pode receber até 7 airbags.
Dentro do habitáculo, os espaços do motorista e do passageiro foram pensados em formato semelhante a de um cockpit. Na parte de entretenimento, um dos opcionais do modelo é o sistema multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft, que traz comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3 players, incluindo uma tela multifuncional de LCD no painel e controles de áudio na direção.
No conjunto mecânico, o modelo tem o motor Sigma 1.6 Flex, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. De acordo com a montadora, o motor Sigma desenvolve 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina. Já a transmissão IB5 possui estrutura também em alumínio e embreagem com acionamento hidráulico, com relações de marcha otimizadas para aproveitar ao máximo a força do motor e economizar de combustível. Com isso, segundo dados da fábrica, o New Fiesta Hatch atinge a velocidade máxima de 190 km/h e apresenta um consumo médio de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol.
Quanto aos equipamentos de série, o New Fiesta Hatch 2012 traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme. Os opcionais podem vir em dois pacotes, sendo que o primeiro oferece freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português.
O segundo pacote, que forma a versão completa do modelo, oferece 7 airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque. Para todos os modelos da gama, a Ford também oferece 3 anos de garantia total e revisões programadas com preço fixo.