Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fiscalização apreende catalisadores sem o selo do Inmetro

Realizada na Grande São Paulo nestas terça e quarta-feira (7 e 8/06), a “Operação Conversor Catalítico” visitou 60 estabelecimentos comerciais, dos quais 14 foram autuados por colocarem à venda catalisadores automotivos sem o selo do Inmetro. A fiscalização é feita pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e as empresas autuadas têm dez dias para se defender junto ao órgão. A multa varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Com o objetivo de combater a entrada no mercado de peças falsificadas ou de baixa qualidade, desde 03 de abril de 2010 apenas catalisadores com o selo do Inmetro podem ser fabricados ou importados. O varejo e os distribuidores tiveram doze meses para destinar os estoques remanescentes, e em abril de 2011 começou a valer a proibição da comercialização dos produtos irregulares.

“Essa foi a primeira operação especial para fiscalizar os catalisadores automotivos e considero o índice de irregularidades alto”, lamenta o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula. “Por isso, vamos reforçar a fiscalização rotineira e criar estratégias para reduzir o número de produtos falsos e de qualidade duvidosa do mercado”, explica.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php