Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Filtro de partículas em motores diesel elimina a fumaça preta

Filtro de partículas Umicore

Componente atua evitando a emissão de gases poluentes e material particulado na atmosfera

 

A Umicore alerta para a importância do filtro de partículas, componente presente no escapamento de veículos movidos a diesel no Brasil. Oferecida pela empresa como produto original e no mercado de reposição por meio das principais fabricantes de escapamentos, a peça é responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem. Essa fuligem é formada pelo material particulado (MP) resultante dos processos de combustão, sendo composto por uma mistura de carbono e outros compostos orgânicos.

O filtro de partículas reduz em mais de 90% a emissão de material particulado, além de possuir função catalítica. Ele retém as partículas e as convertem em CO2 e água, purificando os gases de exaustão. Para quem não sabe, segundo um estudo do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) de 2019, a exposição à poluição do ar na cidade de São Paulo gera em seus moradores efeitos similares a se eles consumissem cinco cigarros por dia.

“É importante destacar que, com legislações de restrição às emissões de poluentes cada vez mais rígidas, esta é uma das aplicações essenciais para que os veículos movidos a diesel se adequem ao PROCONVE P8 a partir de 2023. Neste caso, os motores precisarão utilizar em conjunto o catalisador SCR, o catalisador de oxidação diesel (DOC) e o filtro de partículas para motores diesel (cDPF)”, destaca Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php