Fiat tem comunicação relatada em livro da ECA-USP

Para dar visibilidade às práticas comunicacionais das empresas como material de pesquisa e de avaliação, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) lançou ontem (26/09) o livro “Política de Comunicação Corporativa”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). A publicação relata cases da Alcatel-Lucent, Basf, Fiat Automóveis, Klabin e Tetra Pak, que aceitaram o convite da ECA-USP e se dispuseram a apresentar suas políticas de comunicação.

Na publicação, presidentes e diretores de comunicação destas companhias relatam detalhadamente sobre a organização de suas estruturas comunicacionais, suas estratégias para atingir os mais diversos públicos e as ferramentas utilizadas para isso, bem como as tendências e desafios nessa área.

Para o diretor da ECA-USP e coordenador do Laboratório, professor Luís Augusto Milanesi, a proposta é transformar os modelos das empresas participantes em referência para qualquer comunicador e contribuir para o desenvolvimento das práticas da comunicação interna, da formação da imagem e de quaisquer outras ações que contribuam para articular a comunicação com os vários públicos de cada empresa.

No caso da Fiat, a comunicação está dividida em três diretorias, que se alinham por meio de um Comitê de Imagem. Cabe à Diretoria Comercial a responsabilidade pelas ações de publicidade e marketing de relacionamento. À Diretoria de Recursos Humanos está delegada a responsabilidade pela comunicação interna e pelas relações trabalhistas, e a Diretoria de Comunicação Corporativa responde pelo relacionamento com a imprensa, pela organização de eventos e ações de relações públicas e, ainda, pela gestão de relacionamento com a comunidade e pela representação da Fiat em associações, entidades setoriais e fóruns empresariais e de responsabilidade social.

Este é o segundo volume publicado pela ECA-USP a partir do Ciclo PCCorp, pois o primeiro foi lançado em junho de 2005 e a primeira edição está esgotada. Nele foram relatados cases da Companhia Vale do Rio Doce, General Motors, Natura, Nestlé e Siemens.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php