Fiat retoma a produção do Siena na Argentina

A Fiat irá retomar a fabricação do modelo Siena em sua fábrica localizada em Córdoba, na Argentina, com início de produção prevista para janeiro de 2008 e volume inicial de 50 mil unidades por ano. A retomada irá demandar investimentos de U$S 60 milhões e vai gerar 3 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos. Esta iniciativa soma-se ao projeto de produção, a partir do final de 2008, de uma pick-up média Fiat, fruto de um acordo com a marca indiana Tata, que foi anunciado em fevereiro. Junto com outros projetos em execução, centrados na fabricação de motores, transmissões e outros componentes mecânicos.

Os U$S 60 milhões empregados na retomada da produção do Siena, eleva o total de investimentos da Fiat na Argentina para U$S 190 milhões, incluindo os U$S 80 milhões do projeto da pick-up média Fiat e os U$S 50 milhões direcionados para a produção de motores e transmissões. Dos 3 mil novos postos de trabalho gerados a partir deste investimento na retomada da linha de produção do Siena, mil serão criados no complexo industrial da Fiat em Córdoba. Os outros 2 mil estarão nos fornecedores, já que também se planeja um programa de nacionalização desta cadeia, para alcançar um índice de 50%, o qual deverá chegar a 90% quando contabilizados os fornecedores instalados no Mercosul.

A retomada da produção de carros na fábrica de Córdoba se deve ao forte crescimento da demanda em toda a América Latina, com um mercado que se projeta em mais de 4,6 milhões de unidades/ano até 2010. Esta decisão faz parte da estratégia anunciada pelo Presidente da Fiat América Latina, Cledorvino Belini, que, em 2006, já havia antecipado que a fábrica de Córdoba voltaria a produzir veículos quando a unidade da Fiat em Betim chegasse próximo à sua capacidade máxima produtiva.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php