A Fiat está lançando o Uno Economy, versão do compacto que passou por um grande trabalho de engenharia para reduzir ao máximo o consumo de combustível. Baseado na mecânica da versão Attractive 1.4, o novo Uno Economy recebeu diversas modificações no motor, como o uso de coletor de admissão em plástico, melhorando as trocas térmicas e a fluidinâmica de entrada do ar, bobinas seqüenciais (economizam energia, comandando somente a vela do cilindro que estiver na fase de explosão), bloco do motor com circulação de água tipo U Circulation (mesma tecnologia empregada nos motores turbinados T-Jet, que garante um arrefecimento uniforme em todos os cilindros) e variador de fase no comando de válvulas com tecnologia CVCP (Continuously Variable Cam Phaser), que melhora os índices de torque e dirigibilidade.
A central eletrônica Magneti Marelli 7G utilizada no motor 1.4 Evo foi recalibrada para melhorar o aproveitamento de combustível, estabelecendo novos patamares para a curva do pedal do acelerador e novas estratégias de cut-off que cortam o combustível mais rapidamente nas desacelerações. O câmbio ganhou novas relações de marchas visanod menor rotação do motor. De acordo com a montadora, a grande diferença do câmbio do novo Uno Economy em relação à da versão Attractive, é a adoção de uma nova coroa e pinhão, alongando a relação de diferencial em cerca de 9%, passando de 4,067:1 para 3,714:1. Para manter a agilidade, o Economy adota a relação de 5ª marcha do Uno Sporting, mais curta, passando de 0,838:1 para 0.872:1.
O conjunto de rodagem também passou por modificações. Os pneus com baixa resistência à rolagem, tiveram a pressão aumentada de 28 libras para 35 libras, enquanto molas e amortecedores foram recalibrados para garantindo o mesmo nível de conforto e estabilidade. A redução da altura em relação ao solo foi de 10 mm, o que, seguindo a Fiat, melhora também o escoamento do ar pela parte inferior da carroceria, diminuindo o arrasto aerodinâmico.
Graças a todas essas modificações, de acordo com números da montadora, o Uno Economy é capaz de fazer 16,3 km/litro na cidade e 21,5 km/litro na estrada (com gasolina) ou 11,3 km/litro na cidade e 14,7 km/litro na estrada (com álcool), o que significa uma redução no consumo de combustível de 10 a 15%. A Fiat ainda declarou que os números de desempenho não foram prejudicados em relação à versão Attractive. O Economy é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h no mesmo tempo (11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos quando abastecido de etanol), assim como a velocidade máxima (170/172 km/h, gasolina/etanol respectivamente).
Visualmente, a nova versão se difere pela nova moldura do painel de instrumentos, além de um exclusivo logotipo com fundo verde. A nova versão ainda pode ser equipada com novo kit de personalização externa de fábrica.
De acordo com a fabrica, a versão duas portas do Uno Economy tem preço sugerido de R$ 28.120, enquanto a quatro portas será comercializada por R$ 29.950.