A Fiat e a FPT Industrial fecharam uma parceria com o Inmetro nesta quarta-feira, 16/11, para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para processos produtivos, combustíveis, motores e transmissões. De acordo com a Fiat, serão investidos mais de R$ 4 milhões em programas conjuntos de apoio à pesquisa e desenvolvimento em Combustíveis e Lubrificantes, Materiais e Nanotecnologia, Prestação de Serviços e Aprendizado.
Entre os programas que serão desenvolvidos estão aplicação de óleo vegetal in natura (SVO) como combustível para motores diesel, pesquisas com um veículo comercial equipado com motor movido a biodiesel B30, redução do tempo para obtenção do catalisador degradado, e o estudo de alternativas para redução do atrito interno em motores da família Fire.
“Este acordo é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada que pretendemos realizar em conjunto com o Inmetro. Entre os projetos a serem desenvolvidos no futuro, está o desenvolvimento de um motor do Ciclo Otto que apresente uma melhoria significativa de eficiência energética e a criação de um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para atuação prioritária no setor automotivo”, afirma Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat/Chrysler para a América Latina.