A Fiat S.p.A. e a Chrysler LLC confirmaram, em 30/04, a assinatura de acordos para o estabelecimento de uma aliança estratégica global. O acordo inclui a contribuição da Fiat para os direitos da Chrysler em várias plataformas, tecnologias e modelos, serviços de gerenciamento, cooperação e assistência em áreas chave dos negócios da Chrysler, como compras e distribuição internacional e a aquisição pela Fiat de participação na Chrysler.
Para o CEO do Grupo Fiat, Sérgio Marchionne, essa transação representa uma solução construtiva e importante para os problemas que têm atormentado não apenas a Chrysler, nos últimos anos, mas também a indústria automobilística global.
“Nosso objetivo tem sido o de nivelar os pontos fortes de ambas as empresas para promover os parâmetros, eficiências e economia de custos necessária para criar dois sólidos fabricantes de automóveis, capazes de competir com mais eficiência em uma escala global”, afirma. Ressalta, ainda, que a transação realizada representa um momento histórico para a Fiat e para a indústria italiana.
A partir do início de maio, a Chrysler se beneficiará de novos pacotes de financiamento maciços solicitados em conjunto com a GMAC, que oferecerá também financiamento no varejo. Além disso, a nova Chrysler será administrada por uma diretoria que consistirá em nove diretores e três serão designados pela Fiat.