Fiat capacita jovens carentes para o setor automotivo

A partir de novembro, a Fiat amplia o seu programa de desenvolvimento profissional de jovens, que faz parte do Árvore da Vida, e leva o curso de eletromecânica para as cidades de Recife, Curitiba e Brasília, com o objetivo de atender adolescentes entre 18 e 22 anos que moram em áreas de risco social.

O projeto, fruto de uma parceria entre o Senai, o ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) e a Rede de Concessionárias Fiat, tem duração de dez meses com aulas diárias, em período integral. Todos os gastos com uniformes, alimentação, material didático e transporte são custeados pelo programa.

O curso de eletromecânica possibilita aos jovens conhecimentos sobre metrologia, eletricidade e eletrônica, motor ciclo otto e os diversos sistemas em que o veículo é dividido, além de português, matemática, cidadania e informática. As atividades em eletromecânica visam a capacitação em diagnósticos e reparos em defeitos mecânicos e elétricos. Além de freqüentar as palestras, o aluno também passa por experiências nas concessionárias parceiras e pode, ao final do curso, ser contratado por uma delas.

A ação, que teve inicio no Rio de Janeiro, em 1997, até o ano de 2008 formou 1.045 jovens, sendo 913 em eletromecânica e 132 em pintura e lanternagem. Segundo a Fiat, ao final do curso, 100% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho na rede de concessionárias da marca. Hoje, 70% deles estão empregados. Em Betim/MG o programa é aplicado desde 2006 e já capacitou 80 adolescentes. Neste ano mais 54 alunos recebem o curso e se formam no final de novembro, em São Paulo e Betim.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php